Demanda por opções líquidas de staking da Ethereum continua a crescer após o The Merge

A demanda por opções líquidas de staking em Ethereum ganha ritmo nos meses seguintes ao The Merge, de acordo com dados da blockchain.

A análise de dados Blockchain realizada pela Nansen destaca a quantidade cada vez maior de Ether (ETH) em stake em várias soluções de staking nos meses seguintes à mudança da Ethereum para o consenso proof-of-stake (PoS).

O tão esperado The Merge tem sido uma benção para as finanças descentralizadas (DeFi) em geral, e as soluções de staking estão em alta demanda desde a mudança da Ethereum para PoS. Isso está de acordo com dados de blockchain de uma variedade de soluções de staking em todo o ecossistema Ethereum.

O relatório da Nansen destaca o impacto do The Merge na introdução do ETH em stake como um instrumento de rendimento nativo de criptomoeda que ultrapassou rapidamente outros serviços de rendimento garantidos.

Empresas como Uniswap e outros criadores de mercado automatizados e provedores de liquidez permanecem populares, mas pálidas em comparação com o valor total bloqueado em soluções de stake de ETH. Mais de 15,4 milhões de ETH estão bloqueados no contrato de staking da Ethereum, que avalia o total de ETH em stake nas seis principais criptomoedas apenas por capitalização de mercado:

“O ETH em stake é, portanto, o primeiro instrumento de rendimento a atingir uma escala significativa em DeFi e tem o potencial de crescer significativamente e transformar radicalmente o ecossistema nos próximos anos”.

A Nansen fornece alguns insights interessantes de dados de derivativos com stake líquido. Quando a Ethereum mudou para PoS, os mineradores foram substituídos por validadores que tiveram que depositar ou colocar 32 ETH em stake para propor novos blocos e ganhar recompensas de protocolo. Os usuários que não puderem ou não quiserem colocar 32 ETH em stake podem participar de staking em pools, também conhecidas como stake líquido. Isso também permite que os usuários retirem o ETH em stake a qualquer momento.

As métricas da Nansen revelam que o staking líquido são voltados para detentores de longo prazo, enquanto os protocolos lançados recentemente estão atraindo novos depósitos mais rapidamente do que os serviços estabelecidos. 5,7 milhões do total de 14,5 milhões de ETH estão em pools de staking como Lido e Rocket Pool, respondendo por mais de 40% do total de ETH em staking no ecossistema.

O pool de ETH em stake (stETH) da Lido domina o espaço com uma participação de 79% da oferta total do mercado de ETH em stake. 52% dos tokens stETH são encontrados no contrato sETH embrulhado da Aave, Curve e Lido, indicando interesse e utilidade para investidores e aplicativos DeFi. O stETH também registrou um aumento de 127% no volume médio diário de negociação desde o Ethereum Merge.

Enquanto isso, os pools de staking pertencentes ao Rocket Pool (rETH) e Coinbase (cbETH) tiveram o maior crescimento nos últimos três meses, em 52,5% e 43,3%, respectivamente. O cbETH da Coinbase superou todos os outros ativos além do sETH em oferta, apesar de ter sido lançado apenas em agosto de 2022.

O crescimento da opção de staking de ETH da Coinbase também sugere que os usuários comuns ainda confiam em entidades centralizadas e estão contentes ganhando com ETH em stake, em oposição a estratégias mais complexas, on-chain e com rendimento.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...