Day Traders perdem tanto dinheiro que já preocupam a CVM que estuda regras específicas para a atividade

A Comissão de Valores Mobiliários, CVM, está preocupada com o volume de dinheiro perdido por Day Traders em suas operações diárias em busca do lucro

A Comissão de Valores Mobiliários, CVM, está preocupada com o volume de dinheiro perdido por Day Traders em suas operações diárias em busca do lucro.

A preocupação é tanta que a autarquia já está convesando com corretroas de investimento e estuda a criação de regras específicas para a atividade.

Dos cerca de 3 milhões de pessoas físicas aptas a operar no mercado de ações, cerca de 20% já realizou alguma operação de Day Trade, segundo dados da CVM.

Ainda de acordo com informações da CVM e B3, somente em 2020 as operações de day trade resultaram em um amargo prejuízo de R$ 2 bilhões para os investidores que atuam na bolsa de valores brasileira.

To be or not to be Day Trade

As operações de Day Trade são um tema controverso entre a comunidade de investidores, sejam eles de criptomoedas ou do mercado tradicional.

Enquanto muitos influencers vendem cursos, treinamentos e demais produtos supostamente ensinando como ficar rico sentado em casa ‘operando’, especialistas apontam que na verdade menos de 1% dos Day traders tem sucesso.

Um deles é o educador financeiro do canal “Dinheiro Com Você”, William Ribeiro que pontua que casos de sucesso são isolados e que, na maioria das vezes, quem ganha mesmo com as operações de day trade são as corrretoras e os vendedores de curso.

“Tome cuidado com os gurus, com as dicas das outras pessoas. Será que se alguém tivesse o mapa da mina de ouro iria compartilhar com você e precisaria do seu dinheiro?”, destacou.

Ribeiro também destaca que, como em qualquer negócio, sempre haverá os vencedores pontuais, como o caso de um jovem estagiário que se tornou “milionário” repentinamente. Ainda assim ele destaca que por mero efeito da aleatoriedade, é bem possível que alguns poucos traders tenham sucesso repetidas vezes.

“Se fizéssemos um campeonato de cara ou coroa, o campeão brasileiro certamente teria acertado um número bizarro de vezes, talvez dezenas delas. Nem por isso teria algum mérito por suas escolhas, mas certamente seria capa de revista e poderia lançar um curso ensinando como ser um vencedor nesta modalidade.”, afirma Ribeiro.

Cartilha

Uma das iniciativas da CVM em busca de alertar investidores sobre as ofertas ‘milagrosas’ de ganhar a vida com Day Trade, lançou uma cartilha com informações explicativas sobre a atividade, seu funcionamento, custos, gerenciamento de riscos entre outros.

A cartilha da CVM é lançada em um cenário de grandes perdas relacionadas ao trade. Uma pesquisa brasileira recente, com mais de 98 mil traders, revelou que 99,43% deles fracassam.

Segundo a CVM o objetivo da cartilha é fomentar cada vez mais a educação financeira no Brasil.

No mercado de ações, o day trade é uma operação de compra e venda de ações de uma mesma empesa realizada em um único dia na bolsa de valores. Também é considerado day trade uma operação de venda a descoberto de um ativo e a posterior compra deste mesmo ativo no mesmo dia. O objetivo do investidor é obter lucro com a oscilação intra-diária de preço de um ativo financeiro, ou seja, o lucro é proveniente da venda do ativo por um preço maior que o preço da compra”, destaca a cartilha.

LEIA MAIS

Você pode gostar...