20 datas para ficar de olho até o fim de 2022 porque podem impactar o mercado de criptomoedas

Plataforma de análise Santiment lembrou que a correlação entre os mercados cripto e o tradicional está alta e, por isso, os investidores precisam ficar atentos.

Investir em criptomoedas também pode ser considerado um exercício de amadurecimento porque, muito mais do que comprar e vender criptoativos, os investidores precisam conhecer os projetos, embora nem sempre o olhar criterioso seja garantia de segurança. Por outro lado, enxergar fora do ecossistema cripto também pode dizer muito em relação ao que acontece dentro dele, apesar de muitos acontecimentos serem imprevisíveis assim como as respectivas reações do mercado.

Diante de uma macroeconomia combalida, algumas informações podem ser ainda mais valiosas, literalmente, porque dão quase a certeza de quando a volatilidade dos preços das criptomoedas vai se tornar elástica. Tanto que a a plataforma de análise Santiment, que apontou o fim do derramamento de sangue do Bitcoin (BTC)rastreou as baleias se alvoroçando sobre uma altcoin baseada na Ethereum, foi ao Twitter na última semana elencar 20 eventos macro para os investidores ficarem de olho, de outubro a dezembro. 

No próximo dia 7, por exemplo, acontece a divulgação do US Nonfarm Payrolls de setembro, que é o indicador da taxa de emprego nos EUA, com exceção dos trabalhadores agrícolas, servidores públicos, entre algumas outras categorias, considerado um dos principais indicadores econômicos da maior economia do planeta e que, por isso, deverá impactar o mercado cripto. Comunicado que se repete nos dias 4 de novembro e 2 de dezembro. 

Os dias 12 e 13 estão relacionados à reunião conjunta do Comitê Federal de Mercado Aberto e do Conselho de Governadores do Federal Reserve System (Fed) para anúncio da inflação, evento que também acontece nos dias 23 de novembro e 13 de dezembro. 

O calendário segue com outras datas importantes, como a divulgação da inflação no Reino Unido, com anúncios nos dias 19 de outubro e 16 de novembro. Também há outros eventos marcados por projeções e relatórios que serão divulgados pelo comitê de política monetária (Fomc) do Fed, o banco central dos EUA, nos dias 14 e 22 de dezembro, além de anúncios de inflação de de taxa de juros por parte do Banco da Inglaterra (BoE) nos dias 3 de novembro e 15,16 e 21 de dezembro. 

“A programação dos principais eventos de macro que provavelmente terão impacto em #crypto . Como a correlação entre ativos digitais e #equities permanece estreita, essas são datas de vital importância para ficar de olho”, escreveu a Santiment.

Quem também parece estar de olho no futuro das criptomoedas é o professor de finanças da Duke University, Campbell Harvey. Para ele, as criptos vão democratizar sistema financeiro e acabar com a inflação, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

LEIA MAIS:

 

Você pode gostar...