Analista de dados: 3 principais métricas mostram início de uma nova ‘bull run’ do Bitcoin

Três métricas mostram que uma tendência de alta está se formando, de acordo com o CEO da CryptoQuant, já que menos investidores parecem obrigados a vender o BTC.

De acordo com Ki Young-Ju, CEO da empresa de pesquisa de mercado CryptoQuant, atualmente três principais indicadores on-chain estão sinalizando uma tendência de alta nos preços do Bitcoin (BTC).

Métricas que sugerem uma ‘bull run‘ são: menos pressão de venda de mineradores, baixos ingressos nas exchanges e reservas das exchanges em declínio.

Em 20 de julho, Ki observou:

“Status dos indicadores na cadeia (on0chain): COMPRAR. Os mineradores não estão vendendo (com base no MPI, Miner Outflows. Até o momento, nenhuma entrada de BTC nas exchanges significativa das baleias. Todas as reservas das exchanges atingiram a mínima do ano há um mês e a mantêm a baixa.”

The weekly price chart of Bitcoin

O gráfico semanal de preços do Bitcoin. Fonte: TradingView.com

Mineradores estão vendendo menos Bitcoin

Dados do ByteTree mostram que os mineradores venderam um pouco mais do que o que eles extraíram nas últimas 12 semanas. Nos últimos três meses, os mineradores produziram 7.293 BTC e venderam 7.365 BTC. Um estoque líquido de -72 BTC é considerado baixa pressão de venda, especialmente por um período prolongado.

Miners sold slightly more than what they mined in the last 12 weeks

Mineradores venderam um pouco mais do que extraíram nas últimas 12 semanas. Fonte: ByteTree

Há duas razões possíveis por trás da falta de apetite entre os mineradores para vender Bitcoin nos últimos meses.

Primeiro, a taxa de hash do Bitcoin está perto do seu nível mais alto. Isso significa que o setor de mineração continua a minerar agressivamente o BTC, apesar do halving.

Segundo, sugere que o custo da mineração é relativamente baixo. Quando ocorre um ajuste recorde de dificuldade para cima, o custo para minerar o BTC aumenta substancialmente. A resiliência da taxa de hash mostra que a mineração de Bitcoin ainda é bastante lucrativa.

Quando os mineradores não vendem grandes quantidades de Bitcoin por um longo período, isso aplica menos pressão de venda no BTC. Os mineradores são uma das duas principais fontes externas de pressão de venda no mercado de criptomoedas, além de exchanges.

Baixa entrada nas exchanges

As baixas entradas nas exchanges geralmente sugerem que há menos investidores ou comerciantes vendendo criptomoedas no mercado. Por outro lado, as saídas das exchanges indicam que mais investidores estão transferindo o Bitcoin para carteiras pessoais.

Em junho, Ki explicou que um período razoável para investir em Bitcoin é quando as baleias enviam fundos para fora das exchanges. Isso mostra que as baleias estão prevendo uma manifestação prolongada no curto prazo. Ele disse:

“Compre o BTC quando as baleias enviam Bitcoins para fora das exchanges. O mercado de alta geralmente começa quatro meses depois que a retirada média das exchanges chega ao recorde do ano.

Desde março, os ingressos para as exchanges spot de Bitcoin caíram visivelmente. Os dados do CryptoQuant mostram que as entradas estão pairando entre 3.700 BTC e 17.000 BTC. Em maio, as entradas variaram entre 6.800 BTC e 38.000 BTC.

Inflows into Bitcoin spot exchanges have steadily dropped since March

Ingressos para as exchanges spot de Bitcoin caíram constantemente desde março. Fonte: CryptoQuant

Reservas das exchanges continuam em declínio

Enquanto isso, as reservas de Bitcoin das exchanges caíram substancialmente desde meados de abril. Nos últimos três meses, as reservas caíram de 2,56 milhões para 2,44 milhões.

Embora uma queda de 4% nas reservas das exchanges possa parecer pequena, as reservas nunca caíram para os níveis baixos de 2 milhões por mais de um ano.

Bitcoin exchange reserves drop to 2.44 million BTC

Reservas de Bitcoin das exchanges caem para 2,44 milhões de BTC. Fonte: CryptoQuant

Uma confluência de baixa pressão de venda dos mineradores, reservas das exchanges em declínio e baixas entradas, poderia indicar o início de uma fase de acumulação. Tanto os investidores de varejo quanto os mineradores estão vendendo menos BTC do que o normal e os investidores institucionais estão acumulando BTC através da Grayscale.

Leia mais:

Você pode gostar...