Startup de Curitiba, que processa pagamentos para Spotify, Airbnb e AliExpress compra 30% de Banco criptofriendly
Ebanx compra 30% do Banco Topázio, mas negócio ainda precisa de aprovação do Banco Central e CADE
A startup curitibana Ebanx, focada em soluções de pagamento cross border, e que tem como clientes Spotify, Airbnb e AliExpress, fechou um acordo para comprar 30% do Banco Topázio, umas das instituições ‘criptofriendlys‘ do Brasil.
Segundo informou o portal NeoFeed embora o acordo entre as instituições esteja fechado ele ainda precisa ser aprovado pelo Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No entanto, enquanto a aprovação dos reguladores não chega, as duas empresas seguirão operando de forma independente.
“Em essência, dependemos de uma instituição financeira e sempre tivemos boas parcerias no segmento bancário. Mas entendemos que, daqui para frente, precisamos criar uma aliança muito mais forte do que uma relação com um fornecedor”, destacou Wagner Ruiz, cofundador e CFO da Ebanx.
Banco ‘amigo’ das empresas de criptomoedas
Ao lado do Banco Plural, que recentemente anunciou um investimento na exchange Mercado Bitcoin, o Banco Topázio é uma das poucas instituições no Brasil ‘amiga’ das empresas de criptomoedas.
Desta forma, entre as empresas de criptomoedas, Z.Ro Bank e a exchange Binance são clientes do Topázio.
Além disso, no ano passado a instituição financeira foi a primeira do país a anunciar uma parceria com a empresa norte-americana de análise de blockchain Chainalysis.
O banco usa a solução Chainalysis Reactor, “para realizar uma análise aprimorada nos negócios de criptoativos à quem fornece seus serviços bancários, incluindo câmbio, APIs de Bank as a Service e transferências bancárias locais”.
Também no ano passado o banco anunciou uma parceria com a Nium (antiga InstaReM), empresa que utiliza a Ripple em suas soluções.
Desta forma as transferências internacionais de dinheiro do Brasil podem ser complexas e sujeitas a burocracia, porém, por meio da parceria, os clientes do Banco Topázio agora poderão efetuar pagamentos internacionais a outros países de maneira simples e econômica.
Isso significa que nossos clientes agora poderão acessar com mais rapidez e economia pagamentos no exterior. Isso nos tornará mais atraentes no mercado, e esperamos adquirir mais negócios como resultado. Estamos ansiosos para expandir ainda mais o serviço no futuro com a ajuda dos mesmos”, destacou na época Haroldo Stumpf, CEO do Banco Topázio.
LEIA MAIS