Bitcoin ‘ganhará vida’ na Nigéria, diz o presidente do banco central

Emefiele disse que o governo nigeriano fará o possível para evitar que criptomoedas sejam usadas para financiar atividades ilícitas.

Em uma reunião do Comitê de Política Monetária em Abuja, o governador do Banco Central da Nigéria, Godwin Emefiele, expressou confiança de que criptomoedas como Bitcoin (BTC) serão legais no país, informou a Business Insider na quarta-feira.

Emefiele não mencionou diretamente a decisão de reverter a proibição do CBN de instituições de compra e venda de criptomoedas em fevereiro, mas observou que o banco está investigando o setor:

“Estamos comprometidos com o CBN e posso garantir a todos que a moeda digital ganhará vida até mesmo na Nigéria […] No que diz respeito a criptomoeda e o Bitcoin, a Nigéria vem em segundo lugar, enquanto no lado da economia global, a Nigéria vem em 27º.  Ainda estamos conduzindo nossa investigação e vamos disponibilizar nossos dados.”

Emefiele também disse que o governo nigeriano fará o possível para evitar que criptomoedas sejam usadas para financiar atividades ilícitas. “Descobrimos que uma porcentagem substancial de nosso pessoal está se envolvendo com criptomoedas, o que não é o melhor. Não me interpretem mal, alguns podem ser legítimos, mas a maioria é ilegítima”, disse ele.

O banqueiro também expressou preocupação com a quebra do mercado de criptomoedas em meados de maio, que foi amplamente atribuída à decisão da Tesla de suspender os pagamentos de Bitcoin por seus carros e às críticas adicionais de Elon Musk  ao BTC:

“Vimos o colapso do mercado. Inicialmente, quando Elon Musk tuitou por volta da época em que dissemos que nossos serviços bancários e de pagamento não estão mais disponíveis para transações de criptomoeda, ele tuitou que investirá US$ 1,5 bilhão, e o preço subiu. Ele agora tuitou e levantou algumas questões, e a coisa mergulhou.”

A CBN não respondeu imediatamente ao pedido do Cointelegraph para comentar o assunto.

Conforme relatado anteriormente, a Nigéria emergiu como a maior fonte de volume de negociação de Bitcoin na África em agosto de 2020, também se tornando um dos mercados de criptomoedas com crescimento mais rápido no mundo. De acordo com dados do mercado de Bitcoin P2P, Paxful, a Nigéria ficou em segundo lugar apenas para os Estados Unidos em volume de negociação em dezembro de 2020.

Em meio à crescente adoção do Bitcoin, a moeda nacional da Nigéria, a naira, vem caindo. “O bitcoin tornou nossa moeda quase inútil ou sem valor”, disse o senador Sani Musa, do Distrito Senatorial Leste do Níger, em fevereiro. Após as últimas observações de Emefiele, o naira caiu 1,2% para quase três anos e meio de baixa na quinta-feira.

LEIA MAIS

Você pode gostar...