Comunidade cripto no Twitter desaprova o nome e o logotipo do CBDC da Jamaica
O Jam-DEX recebeu o nome da Jamaican Digital Exchange após uma competição. Seu slogan é “sem dinheiro, sem problemas!”
O Banco Central da Jamaica revelou o nome de sua futura moeda digital de banco central (CBDC) após uma competição, e prontamente recebeu uma reação negativa da comunidade cripto local.
O banco central da Jamaica anunciou no Twitter que escolheu o nome “Jam-DEX”, juntamente com o slogan e o logotipo de seu CBDC, programado para o final de 2022. Embora o projeto seja promissor, seu nome pode ser facilmente interpretado como uma exchange descentralizada (DEX), e seu logotipo é “terrível”, segundo a reação da comunidade.
O nome Jam-DEX foi tirado de Jamaican Digital Exchange, e junto com o slogan “sem dinheiro, sem problemas!” foi escolhido como vencedor pelo banco central após uma competição. O vencedor levou 600.000 dólares jamaicanos (US$ 3.800) para casa, deixando a comunidade um pouco insatisfeita com o resultado.
É um CBDC ou uma DEX? E eu aprecio a tentativa de crowdsourcing do design – bastante Web3 da parte de vocês, mas… Este logotipo não funciona. Deveria ter sido colocado em um mecanismo de votação mais amplo – os membros do painel o decepcionaram muito.
— Jaymeon Jones (@Jaymeon__Jones) 18 de fevereiro de 2022
No mundo das criptomoedas, uma “DEX” refere-se a uma exchange descentralizada, que é uma exchange onde não há autoridade centralizada, mas sim uma rede de nós ponto a ponto. Esses nós permitem que os usuários negociem diretamente entre si sem nenhum intermediário envolvido. Nesse modelo, o controle de seus fundos está em suas mãos e você negocia diretamente com outra pessoa.
A comunidade de criptomoedas local estava ansiosa para ver os designs rejeitados:
Podemos ver alguns dos designs rejeitados?
— Zj Sparks 九 (@Sparkiebaby) 17 de fevereiro de 2022
Alguns dos outros concorrentes também não ficaram satisfeitos com o resultado final:
Não posso acreditar que isso superou meu design lol:
Imagem 2 (minas) pic.twitter.com/9qHdZPIFkF— Jamaican Investor (@Jamaican0071) 17 de fevereiro de 2022
Outro usuário argumentou que os juízes tinham padrões “desatualizados”:
Na verdade, temos um problema em que os juízes têm padrões desatualizados, o que desencoraja os designers locais que aplicam mais padrões internacionais aos seus projetos.
— Jeyded (@jeyd_ed) 17 de fevereiro de 2022
Outros estavam simplesmente preocupados que o projeto não fosse levado a sério devido ao seu logotipo:
O logotipo é terrível neste momento ninguém vai te levar a sério como se você quisesse ir no estado mais avançado do dinheiro, mas seu logotipo foi criado por uma mente de 5 anos. É isso que você está projetando. Por que as pessoas que entendem esse espaço investiriam aqui?
— crypto carib (@OnceAga55838598) 19 de fevereiro de 2022
Conforme relatado pelo Cointelegraph, a Jamaica revelou seus planos de lançar um CBDC em 2020 como uma alternativa às criptomoedas, tornando-se um dos primeiros países do Caribe a fazê-lo. O banco central do país distinguiu CBDCs e outras criptomoedas, afirmando que as criptomoedas não atendem inteiramente aos requisitos de dinheiro e nem sempre são apoiadas por uma autoridade central.
A Nigéria foi um dos primeiros países do mundo a lançar um CBDC aberto a todos. Os Estados Unidos estão atualmente avaliando as perspectivas de um dólar digital. El Salvador, por outro lado, adotou uma abordagem diferente. A nação da América Central abraçou o Bitcoin (BTC) totalmente em vez de desenvolver sua própria moeda digital.
LEIA MAIS:
- Paxful fecha parceria no Brasil e vai permitir o uso de criptomoeda para compra de créditos pré-pagos para celular
- Bitcoin, Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash, EOS, Litecoin, Cardano, Stellar, IOTA: Análise de preços, 04 de Junho
- Cansado das oscilações do Bitcoin? Especialistas apontam 3 reflexões sobre o atual mercado de investimentos no Brasil