Ações relacionadas a criptomoedas saltam em reação positiva à ordem executiva dos EUA

As empresas relacionadas a criptomoedas e blockchain tiveram um aumento nos preços depois que o mercado recebeu a ordem executiva de Joe Biden de braços abertos.

Os preços das ações de empresas relacionadas a cripto aumentaram à medida que o mercado mais amplo reagiu positivamente à tão esperada ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Isso exigirá que as agências federais dos EUA criem uma estrutura regulatória para ativos digitais, além de explorar um futuro dólar digital.

A Coinbase subiu 10,5% no fechamento do mercado, enquanto as ações da MicroStrategy do evangelista do Bitcoin Michael Saylor registraram um ganho de 6,4%, de acordo com o TradingView.

Os fundos negociados em bolsa (ETFs) relacionados a blockchain também desfrutaram da confiança renovada dos mercados em criptomoedas, com o ETF ProShares Bitcoin Strategy ganhando 10% e o ETF Valkyrie Bitcoin Strategy fechando 10,3%.

As empresas de mineração de criptomoedas tiveram os maiores ganhos com as ações da Riot Blockchain Inc. subindo 11,2% e a Marathon Digital Holdings Inc. subindo 13,5%. O analista da Jefferies, Jonathan Peterson, supostamente restaurou sua classificação de compra da Marathon Digital Holdings Inc. em uma nota aos clientes, afirmando que os mineradores de criptomoedas provavelmente ganharão agora que o governo dos EUA está “mais formalmente reconhecendo, se engajando e aparentemente apoiando” o setor de ativos digitais .

Embora oscilações de 10% sejam comuns em criptomoedas, esses são movimentos incomumente voláteis nos mercados tradicionais. Apesar do aumento do dia anterior, a Coinbase ainda caiu quase 48% em relação ao preço de listagem direto em abril do ano passado. A Riot Blockchain está em uma posição ainda pior, atualmente com queda de 76% em relação à sua alta mais recente em fevereiro de 2021.

O próprio Bitcoin (BTC) saltou 9% após detalhes sobre a ordem executiva vazada antes de retornar ao atual ganho de 5%.

Além da ação de preço positiva imediata, a ordem executiva foi considerada pela maioria dos investidores como, se não positiva para a indústria de criptomoedas, pelo menos muito menos ruim do que se temia. O presidente Biden chamou a ascensão dos ativos digitais “uma oportunidade para reforçar a liderança americana no sistema financeiro global e na fronteira tecnológica”.

A ordem não declarava explicitamente que tipo de medidas regulatórias poderiam ser esperadas, mas o sentimento geral do governo federal dos EUA parecia construtivo. Isso significa que a ordem executiva funcionará potencialmente para expandir a adoção de moedas virtuais no sistema financeiro dos EUA.

Isso foi ainda apoiado pela secretária do Tesouro, Janet Yellen, que disse em comunicado que a legislação ajudará consumidores e empresas.

“A ordem executiva histórica do presidente Biden exige uma abordagem coordenada e abrangente da política de ativos digitais”, disse Yellen. “Esta abordagem apoiará a inovação responsável que pode resultar em benefícios substanciais para a nação, consumidores e empresas.”

O congressista de Minnesota, Tom Emmer, forneceu um detalhamento perspicaz das áreas que a ordem executiva encobriu, alertando seus 48.000 seguidores no Twitter que eles não têm motivos para esperar que o governo dos EUA priorize políticas para tecnologia aberta, sem necessidade de permissão ou privada.

1) A descentralização é o ponto: A ordem executiva não menciona a descentralização uma vez. A desintermediação de nossa economia permitirá que todos os americanos, independentemente das circunstâncias, decidam seus futuros, não um banco, Big Tech ou o governo.

— Tom Emmer (@RepTomEmmer) 10 de março de 2022

Ele acrescentou, no entanto, que uma das partes mais promissoras da ordem executiva é que ela “não pede à SEC para pesar. O presidente da SEC, Gensler, passou o ano passado intimidando inovadores e empreendedores de criptomoedas com sua regulamentação improdutiva por declaração pública e ação de execução. Sua contribuição não é crítica.”

Gensler avaliou a notícia de qualquer maneira, decidindo postar seu apoio aos esforços regulatórios de Biden no Twitter.

Hoje, o @POTUS assinou uma Ordem Executiva sobre criptoativos. Estou ansioso para colaborar com colegas de todo o governo para alcançar importantes metas de políticas públicas: proteger investidores e consumidores, proteger contra atividades ilícitas e ajudar a garantir a estabilidade financeira.

— Gary Gensler (@GaryGensler) 9 de março de 2022

O tweet de Gensler foi recebido com críticas de alguns da comunidade de criptomoedas no Twitter, dado seu ceticismo frequentemente expresso em relação à indústria de ativos digitais.

Ryan Selkis, CEO da Messario Crypto, colocou Gensler diretamente na mira, alegando que os objetivos de Gensler não têm nada a ver com proteção ao investidor.

Com alguma sorte, você ficará completamente sem informações significativas, pois seus objetivos pessoais não têm nada a ver com proteção ao investidor, estabilidade do mercado ou bloqueio de atividades ilícitas.

Cabe que você não diga nada sobre formação de capital aqui.

Continue promovendo empresas CCP sobre criptomoedas!

— Ryan Selkis (@twobitidiot) 9 de março de 2022

Diminuindo o zoom, o mercado geral de ações subiu na quarta-feira (09/03), com o S&P 500 registrando um ganho de 2,5%, apesar da contínua tensão geopolítica na Europa Oriental.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...