Doações cripto fomentam a inovação em meio ao êxodo de capital de risco

Opções alternativas de financiamento, como programas de subsídios, cresceram em popularidade à medida que o mercado em baixa continua reduzindo os investimentos de capital de risco na indústria de criptomoedas.

À medida que o mercado em baixa continua reduzindo os investimentos em capital de risco na indústria de criptomoedas, opções de financiamento alternativas, como subsídios, têm ganhado destaque como meio de apoiar a comunidade e possibilitar o crescimento de projetos estabelecidos.

De acordo com o Blockchain Grants, pelo menos 40 projetos de criptomoedas estão atualmente oferecendo subsídios para desenvolvedores que trabalham em soluções Web3, enquanto dados da Cointelegraph Research indicam que a queda do mercado deixou um vazio no capital de risco em criptomoedas, resultando em uma queda de 30% nos fundos injetados em projetos Web3 nos últimos 12 meses.

Subsídios e capital de risco são dois mecanismos de financiamento diferentes, com propósitos e condições distintas. Enquanto subsídios são frequentemente usados para apoiar projetos alinhados com objetivos e valores específicos, o capital de risco busca startups com alto potencial de crescimento e foco em retornos financeiros.

Entrada de capital de risco na indústria cripto. Fonte: Cointelegraph Research

No entanto, receber subsídios pode ser benéfico apenas para projetos se os fundos forem reinvestidos no trabalho, disse Naveen Agnihotri, CEO da Cumberland Labs, ao Cointelegraph. “Subsídios podem ser especialmente úteis para projetos de criptomoedas em ascensão, mas apenas se os fundos forem reinvestidos no trabalho”, observou Agnihotri, acrescentando que o capital de risco, do contrário, “pode ajudar um fundador a iniciar seu projeto com um estilo bastante útil, porque ambas as partes têm incentivo para se envolver dessa maneira”.

Chamada aberta para subsídios

Com o objetivo de manter os projetos responsáveis pelos fundos recebidos e fomentar a inovação, a equipe da SingularityNET atualizou seu programa de subsídios Deep Funding. Após a recente abertura de sua terceira rodada, o programa agora recompensará equipes com base em marcos alcançados e entregáveis, bem como revisões entre pares. Até 3 de setembro, o programa receberá propostas para cinco pools de financiamento e planeja distribuir mais de US$ 1,5 milhão para projetos relacionados à IA nos próximos meses.

“Programas de concessão desempenham um papel fundamental na moldagem da próxima fase de desenvolvimento e inovação da indústria de criptomoedas. Ao oferecer apoio financeiro e uma plataforma para ideias não convencionais, esses programas alimentam a criatividade, a pesquisa e a criação de soluções pioneiras”, observou Rafael Presa, gerente de operações do Deep Funding. Desde o início em 2022, o programa ajudou 28 projetos de inteligência artificial (IA), com subsídios distribuídos por meio de votação descentralizada dentro do ecossistema SingularityNET.

Estamos procurando membros da comunidade dispostos a participar ativamente da divulgação de nosso programa comunitário @DeepFunding, e estamos recompensando aqueles que o fizerem! Envie sua proposta agora:

— SingularityNET (@SingularityNET) 18 de agosto de 2023

Também financiando projetos, a Interledger Foundation está usando seu programa de subsídios para impulsionar iniciativas que possibilitam redes de pagamento para comunidades não bancarizadas em todo o mundo. “Programas de subsídios podem aliviar parte da pressão financeira enfrentada por empreendedores e inovadores. Houve casos em que projetos incríveis foram abandonados e nunca revelados ao mundo devido à falta de recursos necessários para concluir a ideia”, disse Briana Marbury, CEO da Interledger Foundation. O programa está recebendo inscrições até 21 de novembro e planeja conceder subsídios de mais de US$ 100.000 nesta rodada.

Solicitar subsídios: O que considerar

Ao solicitar subsídios, é crucial entender os objetivos e prioridades do doador. Segundo Presa, isso demonstra um interesse genuíno e compreensão dos objetivos centrais do programa. “Interagir com a comunidade, buscar feedback e refinar sua proposta de acordo não apenas melhora sua qualidade, mas também demonstra seu compromisso com a colaboração e a melhoria.”

Para Agnihotri, os projetos devem se concentrar em resolver problemas reais ao elaborar uma proposta. “Agora que estamos em um mercado em baixa […] acho que é um ótimo momento para realmente pensar nos problemas e, por sua vez, nas grandes ideias. Vá para um lugar isolado e apenas pense, pense, pense, e então, se surgir uma ideia significativa, reserve um tempo para elaborar minuciosamente uma proposta de subsídio”, sugeriu, acrescentando que o mercado em baixa dá tempo aos projetos para pensar em problemas reais a serem resolvidos.

“Embora o dinheiro possa não estar em abundância durante esses tempos, ainda há dinheiro, e esse dinheiro é atraído por boas ideias”, afirmou Agnihotri.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...