Exchange Bitfinex lança ferramenta contra manipulação batizada de ‘Shimmer’
Exchange de criptomoedas Bitfinex implementou sua ferramenta de vigilância de mercado chamada “Shimmer” para combater abusos na plataforma .
A exchange de criptomoedas Bitfinex implementou sua ferramenta proprietária de vigilância de mercado para combater o abuso de mercado na plataforma chamada “Shimmer”.
De acordo com um anúncio compartilhado com a Cointelegraph em 24 de março, Shimmer tem como objetivo identificar e investigar possíveis comportamentos manipulativos e negociações suspeitas na Bitfinex. A exchange espera que a integração da ferramenta com seu mecanismo correspondente melhore a integridade e a visibilidade do mercado.
A equipe da Bitfinex será alertada sobre negociações suspeitas
Agora, a equipe da Bitfinex será alertada por e-mail quando for detectada uma atividade comercial imprópria em qualquer um dos pares de negociação da exchange, incluindo negócios futuros e com habilitação de margem. A empresa espera que a Shimmer ajude a impedir atividades como lavagem e comércio de camadas. O diretor de tecnologia da Bitfinex, Paolo Ardoino, comentou:
“Recursos abrangentes de vigilância de mercado e comércio são abrangentes para operar uma das principais bolsas de criptomoedas. […] A Bitfinex optou por desenvolver seu próprio sistema de vigilância de ponta. Isso ajudará a garantir que práticas potencialmente manipulativas sejam erradicadas e que comportamentos suspeitos sejam detectados. ”
Ardoino explicou ao Cointelegraph que “Shimmer processa toda a ordem e negocia dados e tenta encontrar padrões para camadas, falsificações e outras práticas de manipulação”. Ele também disse que, para evitar falsos positivos devido à negociação baseada em bot de alta frequência, o sistema “pode ser ensinado a ter limites diferentes, dependendo da atividade do usuário”.
Ardoino revelou que a Bitfinex planeja tornar o Shimmer um código aberto no futuro, mas ainda não há prazo para isso. Um porta-voz da bolsa também explicou à Cointelegraph que, quando uma negociação anômala for detectada, as conseqüências farão com que a empresa tome medidas diferentes com base na gravidade da atividade.
Manipulação de mercado no comércio de criptomoedas
Por ser menos regulamentado, o mercado de criptomoedas tem sido acusado de ser muito mais vulnerável à manipulação do que seus colegas tradicionais. Por exemplo, em novembro de 2019, pesquisas sugeriam que uma única baleia era responsável pelo preço histórico do Bitcoin emerge em 2017. Ainda assim, outras fontes mais tarde contradisseram a teoria.