Eventos agitam o Brasil: BitSampa, Satsconf, workshop da Algorand, Henrique Meirelles fala de blockchain e evento online sobre Real Digital

Diversos eventos vão debater o futuro do mercado de criptomoedas e o ecossistema DeFi, NFTs, entre outros

Embora o preço do Bitcoin venha negociando lateralmente em um range de preço entre US$ 25 mil e US$ 29 mil há mais de 45 dias, isso não tem impedido o desenvolvimento da industria de criptomoedas e prova disso são os diversos eventos que buscam discutir o futuro do mercado de criptoativos no Brasil.

O primeiro deles é a terceira edição do BitSampa by 2GO Bank que será realizada este ano entre os dias 10 e 11 de junho, no Expo Center Norte, localizado na Vila Guilherme, em São Paulo. O maior evento de criptomoedas do Brasil trará temas atuais, como Ordinals, RWA, tokenização e DAOs.

Os ativos do mundo real, ou RWA, são uma narrativa forte no setor de finanças descentralizadas atualmente. Mayra Siqueira, Community Manager da Algorand no Brasil, falará sobre as nuances do tema no BitSampa.

As organizações autônomas descentralizadas, ou DAO, também estão em foco. O episódio do Tornado Cash, em que um hacker foi capaz de sabotar a governança, esquentou ainda mais um tema. Para falar sobre essas organizações, o BitSampa terá um painel com a presença de Felipe Franco, da Autono.me; Guiriba, da Nouns DAO BR; e Aline Fernandes, do BeInCrypto.

Outro tema que também em destaque, e que ganhou ainda mais tração nas últimas semanas, são os Ordinals. Conhecidos como “NFTs do Bitcoin”, esse modelo para inscrição de informações ainda gera dúvidas. O CariocaNFT, referência em tokens não-fungíveis, abordará o tema dentro do BitSampa.

O evento contará com 102 palestrantes das mais diversas áreas do mercado brasileiro de criptomoedas, escolhidos a dedo para informar sobre importantes temas. Além disso, 46 grandes empresas da indústria blockchain terão estandes no BitSampa by 2GO Bank, dando acesso antecipado aos participantes de seus mais recentes produtos.

Algorand

Quem também está com evento é a Algorand, uma das princicpais criptomoedas do mercado. O workshop “Criando seu NFT na Algorand” será um meetup presencial em São Paulo.

O evento ocorre nesta sexta, 09 e é gratuito. Os interessados podem acessar o site e fazer sua inscrição.

Henrique Meirelles fala sobre Bitcoin

Presidente do Banco Central do Brasil nos dois mandatos do presidente Lula, entre 2003 e 2011, e ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, entre 2016 e 2018, Henrique Meirelles vai realizar a palestra de abertura da primeira edição do Digital Finance Brasil, no Blockchain SP + SciBiz, em parceria com a Ethereum Brasil e a Universidade São Paulo.

O evento será realizado no Campus da USP nos dias 22 e 23 de junho e vai promover uma discussão profunda sobre o Real Digital e CBDCs, além de abordar os aspectos que envolvem a adoção das soluções baseadas na tecnologia blockchain nas arquiteturas financeiras e meios de pagamento digitais.

Segundo Francisco Carvalho, CEO e idealizador do Blockchain Festival, a participação de Meirelles no Digifi reforça o compromisso do evento em reunir os principais nomes do mercado para discutir a implementação do Real Digital, a primeira moeda virtual oficial do Brasil que  deve ser disponibilizada ao público até o final de 2024.

“O Henrique Meirelles é um dos conselheiros do governo na área econômica e participa de debates sobre a economia latino-americana e mundial, além de defender a integração econômica na América Latina e o fortalecimento das instituições financeiras regionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por tudo isso, é um nome muito importante para aprofundar o debate sobre o tema e, ainda, alertar sobre a necessidade de reformas estruturais que visam garantir a estabilidade econômica”, destaca.

Além de Henrique Meirelles, o evento vai reunir nomes como Rodrigoh Henriques, diretor de inovação da Fenasbac; João Paulo Aragão Pereira, especialista sênior em tecnologia e inovação da Microsoft, Rafael Bianchini, coordenador de regulação de riscos financeiros de Infraestruturas do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil; entre outros.

Evento online discute as principais novidades do Real Digital

Já a Matera, promove no próximo dia 13 de junho, das 9h às 11h, um evento online para discutir as principais novidades sobre o Real Digital. O encontro compõe o Matera Trends, uma iniciativa que visa discutir e abordar as principais tendências e inovações dentro do mercado financeiro.

Em novo formato, o Matera Trends será transmitido ao vivo pelo LinkedIn da Matera. A inscrição está disponível na página do evento, onde os interessados ​​poderão garantir a sua participação.

A primeira edição do evento, tem como principal objetivo trazer informações sobre o Real Digital, onde, serão discutidas algumas perspectivas, insights sobre o cenário atual, próximos passos, oportunidades, além dos impactos que essa novidade pode ter no mercado e nos negócios.

Satsconf

Após o sucesso da primeira edição, que contou com a participação de mais de 500 entusiastas e mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais, a Satsconf está de volta para a sua segunda edição, de 2 a 5 de Novembro em São Paulo.

Na edição de 2023, o evento apresentará um hackathon, onde desenvolvedores terão a oportunidade de criar produtos e soluções relacionados ao Bitcoin, Lightning Network e Nostr, além de uma série de meetups paralelos nos dias 2 e 3 de Novembro.

No dia 4, o evento trará dois palcos simultâneos, 3 salas para workshops práticos, a área Orange Pill para networking e troca de ideias, além de uma área de exposições com uma praça de alimentação e surpresas especiais. Encerrando a semana, a SatsParty será uma comemoração exclusiva para palestrantes, patrocinadores, influenciadores e os participantes VIB (Very Important Bitcoiners) do evento.

“Meu objetivo com o evento sempre foi desenvolver o ecossistema bitcoiner brasileiro para que mais projetos como a Area Bitcoin fossem criados. Portanto, Carol e Kaká são parceiras naturais pra trazer como sócias” afirma Lucas Ferreira, evangelista da Lightning Labs, fundador da Vinteum e idealizador da Satsconf.

Dentre os palestrantes já confirmados estão André Neves (co-fundador e CTO da ZEBEDEE), Rapha Zagury (CIO da Swan), Renata Rodrigues (Head de Marketing e Comunidade da Fedi), Ben Arc (Fundador da LNBits), Luiz Parreira (Fundador e CEO da Bipa), Bruno Garcia (Desenvolvedor do Bitcoin Core e Diretor de Educação da Vinteum), Caio Leta (co-fundador e pesquisador na Anti Research e Head de Pesquisa na Arthur), e Diego Kolling (educador e fundador da NodeRunners Brasil).

Modular by Ripio

Outro evento, esse na Argentina, será promovido pela Ripio, a primeira edição do Modular. O evento será realizado em Buenos Aires (Argentina) e tem perspectivas de expansão para outros países nos próximos anos.

Neste primeiro encontro, espera-se a presença de 1500 participantes, incluindo parceiros, startups, instituições financeiras, reguladores, comunidade cripto e líderes da indústria e dos negócios. O Modular conta com apoio da Circle e da Think & Dev como patrocinadores principais e, em breve, mais parceiros serão anunciados.

Segundo a Ripio, o encontro terá dois momentos. Primeiro, será realizado um Hackathon nos dias 17, 18 e 19 de junho no escritório de Buenos Aires da Ripio. O segundo momento é o evento principal, no dia 22 de junho, no reconhecido prédio da Usina del Arte em Buenos Aires, Argentina.

A ideia é oferecer um summit cripto projetado para discutir e conhecer em profundidade o potencial da tecnologia blockchain, das criptomoedas, dos últimos avanços na Web3, das tendências no ecossistema e como implementá-las em diferentes indústrias, auxiliando as empresas a se integrarem à nova economia digital.

O evento será dividido em dois auditórios, onde serão realizadas uma série de palestras, workshops e mesas-redondas lideradas por especialistas da indústria, que compartilharão as
formas pelas quais o ecossistema cripto pode ser aplicado em diferentes negócios.

Os principais tópicos a serem discutidos incluem as últimas tendências em Blockchain para impulsionar negócios, Web3 e AI; blockchains privados e a construção de uma rede global de
pagamentos; adoção de stablecoins na América Latina, regulação cripto na América Latina e, por fim, histórias de sucesso de adoção da tecnologia em empresas tradicionais.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...