Criptomoedas são o ‘melhor lugar’ para armazenar capital durante os aumentos de taxa do Fed, diz CEO da Pantera
“Acho que quando tudo estiver dito e feito, os investidores terão uma escolha: eles precisam investir em algo e, se as taxas estiverem subindo, a blockchain será o mais relativamente atraente”, disse Dan Morehead.
Dan Morehead, CEO e fundador do fundo de risco de blockchain líder Pantera Capital, afirmou que os ativos digitais serão o “melhor lugar” para armazenar capital após as possíveis consequências dos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve dos Estados Unidos.
Os investidores nos mercados de ações e criptomoedas estão atualmente fixados na direção que o Fed pode tomar para combater a inflação crescente, que superou 7,5% neste mês.
Os mercados de Bitcoin e criptomoedas muitas vezes se moveram em correlação com as tendências do mercado de ações; no entanto, Morehead argumentou em seu informe de quarta-feira que títulos, ações e imóveis vão suportar o peso da “virada política maciça” do Fed em relação ao aumento das taxas de juros.
Apesar do mercado de criptomoedas ter sofrido uma desaceleração desde o final de 2021, o CEO sugeriu que os ativos digitais serão o “melhor lugar” para armazenar capital durante as consequências das ações do Fed:
“Acho que nossos mercados vão se desvincular em breve. Os investidores vão pensar: os títulos serão esmagados quando o Fed passar de único comprador na Terra a vendedor. O aumento das taxas tornará as ações e os imóveis menos atraentes.”
“Então, onde investir quando ações e títulos estão caindo? (Normalmente eles são correlacionados negativamente.) A blockchain é um lugar muito legítimo para investir nesse mundo”, acrescentou.
O #Bitcoin caiu -19% no ano – durante um período em que o Fed imprimiu US$ 5 trilhões – parece barato.
O próximo mega-trade: https://t.co/kfWepItKpe pic.twitter.com/MgGz2bD6BB
— Dan Morehead (@dan_pantera) 17 de fevereiro de 2022
Para complementar seu argumento, Morehead também destacou uma declaração anterior que fez durante uma teleconferência com investidores no início deste mês, na qual apontou que classes de ativos como ouro e criptomoeda não correspondem diretamente às taxas de juros como os títulos.
“A blockchain não é uma coisa orientada para o fluxo de caixa. É como ouro. Ela pode se comportar de maneira muito diferente dos produtos orientados à taxa de juros. Acho que quando tudo estiver dito e feito, os investidores terão uma escolha: eles precisam investir em algo e, se as taxas estiverem subindo, a blockchain será o mais relativamente atraente”, disse ele.
Morehead admitiu que, embora o mercado de criptomoedas pareça ter respondido aos movimentos do Fed nos últimos tempos, a proposta de valor dos ativos digitais permaneceu a mesma, enquanto a queda dos preços também pode ter sido resultado do encerramento do ano fiscal dos EUA:
“Parte da pressão de venda de criptomoedas foram posições fiscais não intencionais. Imagine um trader comprando e vendendo ativamente BTC, ETH, XRP, etc. Ótimo ano. Ganhou uma tonelada de dinheiro. Manteve tudo nos mercados.”
“Houve US$ 1,4 trilhão em ganhos de capital de criptomoeda criados no ano passado. Isso poderia ter causado uma boa parte das vendas recentes”, acrescentou.
Ele observou, no entanto, que pode haver muitos altos e baixos antes que o mercado de criptomoedas volte a subir novamente.
LEIA MAIS: