Criptomoedas se tornam atrativas na Turquia com desvalorização da lira

A Turquia está tendo uma adoção em massa de criptomoedas, apesar da pouca estrutura regulatória para esses ativos. O motivo para a alta demanda se deve a crise financeira que o país enfrenta.

A exchange de criptomoedas KuCoin realizou uma pesquisa com a população cripto, com algumas descobertas interessantes.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Resultados da pesquisa

A lira turca perdeu quase 50% de seu valor. Devido a isso, os consumidores estão se voltando para investimentos alternativos. Enquanto o dólar americano e o ouro continuam sendo opções sólidas, a demanda por criptomoedas está aumentando.

As criptomoedas se tornaram populares para a maioria dos cidadãos turcos pela primeira vez. Novos traders estão explorando o que a tecnologia cripto oferece. Cerca de 25% dos traders locais negociam ativos cripto há mais de um ano.

Não há divisão de gênero. As mulheres turcas são quase tão bem representadas quanto os homens quando se trata de negociar e investir em criptomoedas. 47% dos investidores são mulheres, que também representam 63% daqueles que desejam saber mais sobre este mercado.

Turcos com mais de 40 anos também estão mais interessados em criptomoedas, de acordo com uma pesquisa de um grande banco do país. Stablecoins e tokens relacionados a metaverso chamaram a atenção dos comerciantes turcos. Bloktopia foi o terceiro ativo mais negociado na KuCoin na Turquia no ano passado.

A inflação está atualmente em alta e a lira turca perdeu quase 50% de seu valor. Isso provavelmente explica o fato de que 40% da população com idade entre 18 e 60 anos possui criptomoedas ou as negociou nos últimos 6 meses. 59% dos investidores em criptomoedas planejam comprar mais nos próximos 6 meses.

Os cidadãos da Turquia que investem em criptomoedas estão focados em: Stablecoins, Derivativos e Projetos de metaversos.

Turquia e stablecoins

De acordo com a Kucoin, “A demanda por stablecoins faz sentido, pois fornece exposição ao dólar americano em formato digital por meio do USDT da Tether. Além disso, o USDT é um ativo muito líquido suportado por quase todas as plataformas de negociação em todo o mundo e também é usado em negociações no mercado a vista e de futuros. Além disso, derivativos – futuros e opções – são ferramentas essenciais de gerenciamento de risco ao lidar com ativos voláteis.”

A Kucoin também disse que os projetos de metaverso são uma tendência global, e a Turquia não é exceção. “Embora esses ativos possam ver extrema volatilidade neste estágio inicial de desenvolvimento do metaverso, os investidores mostram um interesse crescente em negociar tokens desses projetos.”

Aqui estão algumas outras descobertas feitas pela pesquisa.

  • 70% dos entrevistados disseram que segurança e estabilidade são importantes ao negociar.
  • 66% disseram que os depósitos fiduciários e a conveniência de saques são importantes.
  • A interface do usuário é importante para 65% dos entrevistados.
  • 63% dos comerciantes querem uma variedade de moedas negociáveis.
  • 55% dos usuários acham que a liquidez das transações é importante.

O artigo Criptomoedas se tornam atrativas na Turquia com desvalorização da lira foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...