Criptomoeda baseada em venda do Twitter dispara 6.800%
A criptomoeda Elon Buys Twitter (EBT), que faz referência a compra de Elon Musk da rede social, disparou após os rumores de que o bilionário se tornaria o único dono da rede social – algo que foi confirmado horas depois.
Um novo projeto cripto surgiu para patrocinar a aquisição da plataforma pelo empreendedor sul-africano. A criptomoeda se chama Elon Buys Twitter (EBT) e registrou um salto de 6.800% nas últimas 24 horas, de acordo com informações do CoinMarketCap.
A iniciativa é criar um memecoin que não tem respaldo real de seu preço e é inteiramente baseado em algum tipo de piada viral nas redes sociais. Seu preço parece ter sido guiado inteiramente pelas notícias sobre o acordo entre o Twitter e Musk.
O caso não é o primeiro no mundo cripto. Outras meme coins como a Dogecoin (criado em 2013 como uma piada que se refere à especulação de criptomoedas) e Shiba Inu, são os exemplos mais emblemáticos.
Entre as questões mais exploradas ao lançar essas criptomoedas está o fator FOMO (Fear Of Missing Out, termo que se refere ao medo de perder uma oportunidade). Baseia-se na criação da ideia de que uma criptomoeda vai explodir em valor devido a questões triviais e que os investidores não podem perder a oportunidade de fazer o investimento.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Ações do Twitter sobem
As ações da rede social subiram na abertura do pregão de Wall Street nesta segunda-feira (25), em meio a relatos de que a empresa aceitaria em breve oferta de aquisição de Elon Musk. No entanto, os índices caíram.
De acordo com vários meios de comunicação, como The New York Times, The Wall Street Journal e CNBC, o Twitter poderia anunciar sua aquisição pelo chefe da Tesla – algo feito horas depois pela própria rede social. Musk disse na semana passada, que havia levantado US$ 46,5 bilhões para fazer a compra, que foi concretizada em cerca de US$ 44 bilhões.
O empresário havia considerado lançar uma Oferta de Aquisição Hostil (OPA) diretamente através dos acionistas, para contornar o conselho de administração, que no primeiro momento se mostrava contra a aquisição. No entanto, isso não foi necessário. De acordo com a imprensa, a diretoria do Twitter, se reuniu no domingo para rever a proposta do bilionário, a aceitando no dia seguinte.
Inicialmente, o conselho de administração estava relutante, considerando o uso de uma cláusula chamada “pílula venenosa” para dificultar a aquisição. Essa cláusula estabelece que, se um acionista atingir mais de 15% do capital do Twitter, o conselho se reserva no direito de vender as ações a todos os outros acionistas. Musk detinha pouco mais de 9% do capital da rede social.
Com mais de 82 milhões de seguidores, o homem mais rico do mundo usa sua conta no Twitter quase diariamente para dar notícias sobre suas empresas, fazer piadas e até mesmo provocações a outras celebridades e pessoas influentes, como Bill Gates e Vlademir Putin.
Musk prometeu transformar a rede social em “a plataforma de liberdade de expressão em todo o mundo”, sem detalhar as mudanças que planejava implementar.
O artigo Criptomoeda baseada em venda do Twitter dispara 6.800% foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.