Califórnia pode se tornar uma ‘nação’ cripto?

‘Calexit’ já é realidade na comunidade cripto californiana.

Um plano inspirado no Brexit quer fazer da Califórnia uma nação independente dos EUA. As pessoas por trás deste plano estão agora procurando estabelecer criptomoedas como a espinha dorsal financeira da nova nação.

O movimento é chamado de “Yes Califórnia”, embora seja mais comumente conhecido como “movimento Calexit”. O grupo nomeou recentemente um especialista em blockchain chamado Alastair Caithness para analisar como uma economia baseada em ativos digitais como Bitcoin (BTC) poderia ser usada para garantir uma Renda Básica Universal, ou UBI, para os cidadãos.

Caithness elogiou a ideia de uma futura economia baseada em criptomoedas, que ele acredita poder “financiar um nível de saúde gratuita, educação gratuita e uma forma de renda básica” em uma escala nunca antes vista. Ele prosseguiu dizendo que os californianos “têm lutado para alcançar a liberdade econômica” sob o sistema financeiro estabelecido pelo governo federal dos Estados Unidos.

O escocês Caithness, que mora em San Diego, também afirmou que as pessoas que investem em terras e propriedades por meio de transações criptográficas poderiam ajudar a impulsionar a implementação proposta da Renda Básica Universal.

Marcus Ruiz Evans, o presidente do Yes California, está defendendo essas medidas de independência também. Ele afirma que a Califórnia é a “quinta maior economia do mundo” e elogiou o conselho de Caithness na adotando de criptomoedas, afirmando que “as pessoas precisam de ajuda, especialmente agora, e o governo está lutando para encontrar alguém.”

Ele continuou:

“Também é bom ter um escocês morando agora na Califórnia envolvido em nosso projeto, já que o modelo para um Soberano Califórnia foi desenvolvido a partir do Referendo de Independência Escocesa.”

De acordo com o Yes California, o governo estadual concordou em realizar uma petição pública para o “Calexit” este ano. Eles afirmam que um possível processo formal de votação poderia ocorrer até 2024.

O Comitê de Instituições Financeiras e Bancárias do Senado da Califórnia recentemente aprovou um projeto de lei que busca definir ativos digitais e medir seu impacto nas proteções do estado e do consumidor.

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...