Crise do mercado de títulos pode fortalecer o Bitcoin?
Bitcoin supera os mercados globais, sugerindo reavaliação do valor
Estamos vendo uma continuação da tendência que discutimos há algumas semanas, onde o Bitcoin começou a superar os mercados globais. Curiosamente, muitos dos catalisadores que derrubaram o Bitcoin em 2022 não o fazem mais, sugerindo que o mercado está reavaliando como avaliar o Bitcoin.
Os preços dos títulos de longo prazo e do Bitcoin não estão mais se movendo em conjunto, apesar de terem feito isso no último ano e meio.
À medida que o Fed aumentava acentuadamente as taxas em 2022, o valor das obrigações de longo prazo diminuiu, uma vez que estas produziam taxas muito mais baixas.
As altas taxas de juros também pressionaram o Bitcoin e os ativos de risco em geral, pois a) os títulos de curto prazo tornaram-se uma alternativa cada vez mais atraente e b) a taxa de desconto para as receitas dos ativos cresceu proporcionalmente.
Então, à medida que o ritmo de aumento das taxas desacelerou e as discussões sobre um pivô do Fed começaram em 2023, tanto o Bitcoin quanto os títulos de longo prazo se recuperaram.
No último mês, esta tendência mudou: o Bitcoin tem subido enquanto os títulos do tesouro de longo prazo quebram, levando a uma correlação de -0,74 entre os dois, o valor mais baixo em mais de um ano.
Então, por que o Bitcoin está superando os títulos e por que isso é importante para o investidor médio de cripto? A resposta é porque o mercado parece estar reavaliando a proposta de valor do Bitcoin em meio à incerteza global.
Fonte: ITB
Do meio de troca à reserva de valor
A forma como o mercado aborda o Bitcoin evoluiu significativamente ao longo dos anos.
Inicialmente, quando muitos viam o Bitcoin como dinheiro peer-to-peer, o volume de transações processadas era uma métrica chave para acompanhar o progresso do Bitcoin para se tornar um meio de troca.
Fonte: ITB
A relação entre a capitalização de mercado do Bitcoin e o valor que ele transacionou (o índice NVT mostrado acima) tornou-se então uma métrica popular a ser rastreada, mostrando que o Bitcoin estava relativamente subvalorizado no mercado baixista de 2015-2016, onde o valor do Bitcoin era baixo em comparação com o volume transferido na cadeia.
O Bitcoin atingiu um máximo histórico em seu índice NVT em setembro – então o mercado está indicando que o Bitcoin está significativamente sobrevalorizado?
Muito provavelmente este não é o caso; em vez disso, esta tendência sugere que o Bitcoin não é avaliado pelos investidores em relação à sua utilidade transacional, mas por outra coisa.
Em 2023, vimos a procura por Bitcoin aumentar à medida que as fissuras do sistema financeiro tradicional foram expostas. Em março, quando o Silicon Valley Bank entrou em colapso e o Fed interveio no programa BTFP, o preço do Bitcoin subiu mais de 20%. Agora, à medida que o valor dos títulos do Tesouro de longo prazo atinge o seu nível mais baixo desde 2007, o Bitcoin mantém-se estável, revertendo a sua anteriormente forte correlação com os preços dos títulos.
Pode ser muito cedo para começar a pedir um mercado altista, mas está claro que o mercado mais amplo mudou de tom em relação ao Bitcoin.