Contrato que incluía criptomoeda indígena é vetado pelo governo
Ontem o presidente Jair Bolsonaro anunciou em seu Twitter que cancelou muitos contratos realizados pelo governo Temer, entre eles está um contrato de R$ 44,9 milhões com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que envolve a criação de uma criptomoeda indígena.
Com poucos dias de governo, não só a caixa preta do BNDES, mas de outros órgãos estão sendo levantados e serão divulgados. Muitos contratos foram desfeitos e serão expostos, como o de R$ 44 milhões para criar criptomoeda indígena que foi barrado pela Ministra Damares e outros.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 7, 2019
Damares, é agora a responsável pela Fundação Nacional do Índio (Funai), e conforme foi noticiado pelo Estadão, ela suspendeu o contrato entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Segundo o jornal O Globo,o contrato foi fechado no dia 28 de dezembro, poucos dias antes do fim do governo Temer e pretendia elaborar serviços como mapeamento funcional, criação de banco de dados territoriais e a implementação de uma criptomoeda para populações indígenas. Sendo assim, o orçamento incluía artigos sobre um estudo de viabilidade e desenvolvimento da plataforma para a criptomoeda.
Segundo o jornal, o governo suspendeu o projeto pois o contrato foi assinado de forma inadequada e precisava de uma análise técnica.
No contrato o presidente da Funai, Wallace Moreira Bastos afirma:
“A parceria se justifica com base no caráter técnico-científico do objeto em questão, tendo em vista as várias demandas do órgão de fomento cuja natureza está em consonância com as atividades desenvolvidas na área acadêmica.”
Bastos disse que a escolha da UFF teria vindo com base na experiência da Universidade em projetos dessa natureza, visto que a universidade já teria realizado trabalhos semelhantes para órgãos como Secretaria Nacional de Portos, Petrobrás, Ministério da Integração Nacional e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Sobre a criptomoeda, foi ressaltado que essa era apenas uma parte do projeto, descrita como uma “ideia inovadora para criar uma moeda alternativa para os indígenas, que poderia transformar a realidade desses povos”.
Não perca mais nenhuma análise e notícia sobre o mundo cripto. Entre no nosso grupo do Telegram e fique por dentro dos principais acontecimentos do mercado.
Leia também
- Ledger lança carteira de hardware habilitada para Bluetooth
- EUA: Nevada emite quase 1.000 certidões de casamento na Ethereum
- Departamento de Bancos do Texas pode considerar stablecoins como dinheiro
FlowBTC
Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash, EOS e Litecoin é na FlowBTC! Uma plataforma segura e rápida, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. Uma corretora que possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.
Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:
O post Contrato que incluía criptomoeda indígena é vetado pelo governo apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.