Pesquisa aponta: Preço do Bitcoin não tem relação com data de vencimento de contratos futuros

Um novo estudo publicado pelo Cindicator, sugere que a idéia comum de que o preço do bitcoin cai pouco antes do vencimento dos contratos futuros da criptomoeda não tem base sólida.

O relatório, intitulado Bitcoin Futures: Market Evolution, estudou os volumes de bitcoin nas exchanges de cripto, futuros e spot, para ter uma idéia sobre a liquidez e o desenvolvimento do mercado de negociação holístico. Inicialmente, o relatório encontrou a presença de investidores institucionais nos mercados futuros, analisou suas posições passadas sobre os futuros, e comparou-os com os movimentos de preços do bitcoin antes do vencimento futuro.

A análise se baseia na teoria de que os mercados futuros, com seu volume comparativamente menor do que o mercado spot, são catalisadores insuficientes quando se trata de prever os preços spot do bitcoin. Então os pesquisadores do Cindicator optaram por estudar a ação do preço do bitcoin toda vez que um futuro se aproximava da sua data de vencimento.

E explicaram:

“Isso se deve em parte aos arbitradores que tentam ganhar com as diferenças entre os preços futuros e os preços spot, que podem ser produzidos pela menor liquidez e/ou diferentes dinâmicas de demanda de oferta de investidores a curto prazo, de futuros e spot.”

O primeiro vencimento

Em dezembro de 2017, a CBOE e a CME lançaram futuros sobre bitcoin na mesma época, com uma semana de diferença entre eles. O relatório da Cindicator descobriu que o padrão de preços do bitcoin antes do vencimento do primeiro contrato futuro em ambas as exchanges era similar. O preço caiu antes de cada correção e depois aumentou.

“Provavelmente porque foi o primeiro vencimento, os futuros do CBOE experimentaram um pico nas volatilidades diárias de retorno por hora no vencimento”, disse o relatório, citando o comportamento do bitcoin entre 16 e 17 de janeiro. Já o vencimento do futuro do CME, reagiu suavemente a uma abordagem semelhante de pump-and-dump que ocorreu entre os dias 21 e 29 de janeiro.

Os próximos vencimentos 

Após essa primeira data de liquidação, os vencimentos dos contratos futuros CME e CBOE revelaram sua relevância em relação ao desempenho do mercado spot, mesmo com o aumento dos volumes futuros. Os participantes do mercado aparentemente se afastaram dos mercados futuros, de suas oportunidades de arbitragem e da dinâmica futura dos movimentos de preços em resposta a um forte viés de baixa. Portanto, o preço do bitcoin geralmente cai antes que o futuro expire, mas não voltou como esperado – devido ao atual sentimento de venda.

No estudo foram analisados os padrões futuros com relação ao preço spot de bitcoin até setembro, descobrindo que sua correlação popular não sustentava os principais fatores de baixa vistos depois de janeiro. Todas as vezes, os fatores fundamentais do mainstream depreciam a relevância do mercado de futuros na definição dos movimentos dos preços do bitcoin. Em maio o preço do bitcoin caiu devido a um forte viés de baixa imposto após a invalidação de um forte apoio em 10 mil dólares e não porque os futuros estavam se aproximando de suas conclusões.

A análise ainda observou que, apesar do pequeno impacto dos futuros sobre a tendência, é interessante notar que as volatilidades aumentaram antes dos vencimentos e isto é um sinal de atividade de descoberta de preço.

O chefe de análise da Cindicator, Simon Keusen, concluiu dizendo que não há regra de ouro para negociação com base em datas de vencimento de futuros, mas deve-se analisar as tendências gerais do mercado para obter uma imagem mais clara.

E acrescentou:

“Nossas conclusões a partir desta pesquisa são uma boa representação do valor global que procuramos fornecer aos investidores de cripto, apresentando diferentes razões pelas quais certos movimentos de mercado podem acontecer e incentivando a pesquisa e o uso de ferramentas analíticas.”

 

Veja também: FlowBTC organiza Meetup beneficente sobre Blockchain em prol do Outubro Rosa dia 25/10 em São Paulo

 

FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post Pesquisa aponta: Preço do Bitcoin não tem relação com data de vencimento de contratos futuros apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...