ConsenSys lança serviços de conformidade KYC para a indústria de DeFi
A empresa de análise ConsenSys está lançando um serviço de conformidade para rastrear transações feitas com tokens baseados no Ethereum no setor financeiro descentralizado.
A empresa do co-fundador da Ethereum, Joseph Lubin, lançou um novo serviço focado na DeFi. Ele poderá rastrear transações de usuários para mais de 280.000 tokens lançados na rede Ethereum, de acordo com a Bloomberg .
KYC chegando ao DeFi?
A ConsenSys está lançando um produto baseado no conhecimento do seu cliente (KYC), visando os requisitos de conformidade regulamentar que já haviam prejudicado muitas empresas de criptomoedas. A empresa twittou:
“Hoje lançamos o #CodefiCompliance, uma plataforma de regulamentação e conformidade ágil e automatizada para ativos digitais criados na #ethereum”,
As exchanges centralizadas são necessárias para solicitar a seus clientes provas de identidade e, geralmente, endereço físico. O não fornecimento dessas informações resulta em uma conta limitada, na qual os saques são reduzidos. Os regulamentos fazem parte da conformidade governamental contra a lavagem de dinheiro (AML), que é comum em muitos países.
Até agora, a DeFi escapou a esses regulamentos, mas é apenas uma questão de tempo até que eles entrem em vigor. O ConsenSys parece estar acelerando esse processo com sua mais recente oferta. Lex Sokolin, executivo da empresa de cripto, afirmou;
“Há cada vez mais pessoas criando aplicativos descentralizados que precisam disso como uma peça de Lego. O que estamos tentando fazer é tornar as atividades na infraestrutura financeira descentralizada muito mais seguras, transparentes e muito mais fáceis de rastrear. ”
Ele acrescentou que houve um grande crescimento nos serviços de DeFi nos últimos meses, e a base de usuários da indústria emergente aumentou para 200.000 recentemente, contra apenas 20.000 no ano passado.
Se 2017 e 2018 foram os anos para as Ofertas iniciais de moedas, 2019 foi o ano da DeFi, com a indústria nascente crescendo mais de 400%, desde pequenos inícios até mais de um bilhão de dólares em bloqueio de valor total em pouco mais de um ano.
Preocupações com a centralização
O espírito do DeFi girou em grande parte sobre tornar-se “sem banco” e livre das garras de sistemas bancários centralizados e controlados pelo estado que monitoram e limitam as transações financeiras. O sistema de empréstimos de cripto opera amplamente através de exchanges descentralizadas (DEXs) e dapps que são completamente anônimos.
Co-fundador e CTO da CasaHODL, Jameson Lopp, brincou que ‘DeFi é para conformidade com o d̶e̶f̶i̶a̶n̶c̶e̶ ‘. Outros comentários também criticaram a aparente erosão da parte de descentralização do cenário financeiro;
“A Ethereum busca a ConsenSys por liderança, não por esse tipo de propaganda pró-centralização / anti-privacidade”,
Em contrapartida, as exchanges centralizadas empregam os serviços de empresas de análise como CipherTrace, Elliptic e Chainalysis, , que recentemente adicionou o Dash e o Zcash aos seus serviços de conformidade , para monitorar e identificar usuários, contas e tokens potencialmente vinculados a atividades criminosas.
A ConsenSys está entrando em um mercado de conformidade lotado, esperando que seu foco exclusivo na Ethereum, a base para o setor de DeFi e onde a maioria dos tokens seja emitida, ajude a avançar.
ConsenSys otimista sobre DeFi com novos produtos
A empresa vê claramente um grande futuro para a DeFi, pois aumentou seu foco no mercado incipiente nos últimos meses. A ConsenSys também oferece um serviço chamado DeFi Score , que é uma estrutura aberta para avaliar protocolos DeFi.
Como no restante da indústria de cripto, a DeFi não escapou da controvérsia do compromisso. No início deste ano, um personagem mal-intencionado se aproveitou de uma vulnerabilidade no código de contrato inteligente para fazer um “empréstimo instantâneo” e obter lucros consideráveis. Em abril, outro aplicativo DeFi foi suspenso depois que US $ 25 milhões foi drenado de seu contrato inteligente .
O DeFi Score é responsável pela cobertura e autenticidade das auditorias de segurança em um conjunto inteligente de protocolos de contratos DeFi . Ele também analisa o risco financeiro para cada plataforma e atribui uma classificação de acordo.
O mais recente serviço de conformidade e rastreamento de tokens KYC da ConsenSys visa reforçar ainda mais a segurança e reduzir os riscos associados às plataformas embriônicas DeFi, no entanto, pode custar o anonimato e a descentralização.
O artigo ConsenSys lança serviços de conformidade KYC para a indústria de DeFi foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.