Noticias Cripto: Brasileiros ganham prêmio, Silvia Abravanel, Visa, Bitso, TON Foundation e outras novidade no mercado de criptomoedas

Confira as principais notícias no mercado de criptomoedas no Brasil

A semana começa com diversas empresas anunciando novidades no mercado de criptomoedas no Brasil. A primeira delas é a Tempo France e a fintech brasileira nTokens que assinaram um acordo para o lançamento de um sistema de remessas entre o Brasil e países da União Européia, usando a blockchain da Stellar.

Por meio do sistema, as pessoas poderão enviar dinheiro por meio do aplicativo da Tempo, e os clientes de mais de 170 bancos brasileiros poderão receber os fundos em suas contas bancárias.

Segundo um comunicado encaminhado ao Cointelegraph, as empresas acreditam que o projeto é um grande avanço tecnológico no corredor de transferência de dinheiro da América do Sul, onde o Brasil responde por quase US$ 5 bilhões por ano.

“Enquanto o remetente e o destinatário lidam com dinheiro fiduciário, uma parte intermediária do processamento tecnológico da transferência são as soluções de TI da Armenotech baseadas na blockchain Stellar. Isso traz a maior agilidade possível, transparência e menores custos nas remessas.”, disse o CEO da Tempo France, Alla Zhedik.

H3aven

Com o desafio de usar todas as 60 horas do ETHGlobal Hackathon em Tóquio para resolver problemas reais sobre tecnologia, a H3aven, conquistou 3 premiações no evento.

Com uma aplicação batizada de “Tokenized Access Control”, os brasileiros Antonio Hoffert e João Henrique Costa, os desenvolvedores criaram uma solução de armazenamento de dados descentralizado que resolve dois transtornos comuns do mundo digital: o gasto duplo sobre credenciamento que algumas plataformas sofrem pelo uso compartilhado de senhas e logins, e o sequestro de dados de clientes por criminosos.

A estratégia desenvolvida pela dupla foi baseada em credenciamento via NFT, que traz segurança no armazenamento de informações e dificulta o compartilhamento de chaves privadas.

“A ideia é que as pessoas fiquem mais cautelosas. Você não poderá mais partilhar informações de acesso, já que qualquer pessoa pode utilizar seu NFT, e, assinando com a chave privada, realizar uma transação em seu nome, por exemplo. Os dados de login viram realmente pessoais”, explica João Henrique Costa.

A solução foi apresentada aos juízes e recebeu prêmios da Polygon – plataforma líder para escalonamento Ethereum e desenvolvimento de infraestrutura, da Airstack — plataforma que otimiza o gerenciamento, a integração e a utilização de blockchain e da Filecoin Virtual Machine – ecossistema referência para execução de contratos inteligentes.

Silvia Abravanel

Outra novidade é que a apresentadora Silvia Abravanel anunciou que será embaixadora da Astro Cash (ASTRO). O cofundador do token, Carlos Santos, ressalta a importância de ter o reconhecimento da Silvia Abravanel no projeto, utilizando seus produtos e investindo no ativo.

“Acreditamos que a presença da Silvia na equipe só fortalece nossa posição no mercado. Estamos muito felizes por tê-la conosco”, afirma.

Silvia Abravanel, por sua vez, conta como conheceu o projeto.

“Primeiro eu conheci o Gustavo, da dupla Gustavo Moura e Rafael. Conversando sobre investimento, desse mercado todo de investidores, de moedas digitais, ele comentou sobre o projeto. Com isso conheci o Magdan, e então eu acabei sendo convidada para ser embaixadora, já que converso com um público diversificado”, ressalta.

Visa

Já a Visa anunciou a nomeação de Rodrigo Barros de Paula como líder de Parcerias com Fintechs para a Visa América Latina e Caribe Latina (LAC). Rodrigo será responsável por identificar e gerenciar parcerias estratégicas, alianças e acordos comerciais com fintechs em toda a região e também com facilitadores de pagamento, grandes empresas de tecnologia e Visa Ventures. O executivo trabalhará no escritório regional da Visa em Miami.

“As fintechs se posicionaram como motores no centro das inovações, trabalhando para solucionar os desafios e as demandas dos clientes de hoje”, diz Romina Seltzer, vice-presidente sênior e líder de Produtos e Inovação da Visa América Latina e Caribe.

O foco do executivo, que agora lidera a equipe regional de fintechs, será trazer soluções relevantes e personalizadas para esse segmento importante e em rápido crescimento. Rodrigo colaborará com outras equipes da Visa para identificar tendências emergentes e aproveitar melhores práticas capazes de ajudar a expandir e a dar escala ao portfólio de fintechs na região.

Além disso, trabalhará com grandes empresas de tecnologia e facilitadores e gerenciará a Visa Ventures na LAC, uma ferramenta importante para expandir iniciativas empresariais na região. Por fim, integrará a equipe global de líderes de Inovação e parcerias digitais e a equipe regional de líderes de Produtos e Inovação para facilitar uma visão panorâmica da perspectiva da Visa e sua proposta de valor nesse espaço.

Bitso

A Bitso anunciou que cresceu 4 vezes a base de clientes institucionais ativos no Brasil nos últimos 12 meses. A empresa, que este mês completa seu segundo aniversário no país, afirmou que triplicou seu negócio localmente em volume transacionado em 2022, impulsionada principalmente pelo aumento do interesse do mercado corporativo.

“Nos últimos dois anos o Brasil tem sido o grande foco de crescimento e investimento da Bitso. Sabemos que o brasileiro é um entusiasta de novas tecnologias e adepto a investimentos que o ajudem a se proteger contra incertezas econômicas e desvalorização da moeda. E colaboramos ativamente com as empresas nacionais para ajudá-las a aproveitar os benefícios das criptomoedas para habilitar novos negócios, baratear operações e agilizar transações”, comenta Thales Freitas, CEO da Bitso Brasil.

TON Foundation

Fechando as novidades há a TON Foundation que anunciou o lançamento de uma bridge que permite a transferência contínua de tokens ERC-20 de Ethereum para nativamente tokens fungíveis embrulhados (Jettons) em TON.

“Prevemos que esta ponte trará uma série de novos usuários para o ecossistema TON. Ao entrar em maior proximidade com outras blockchains de camada um por meio dessas bridges, nossos usuários experimentarão as vantagens que a TON possui sobre seus concorrentes.”, disse Justin Hyun, chefe de incubação da TON Foundation.

Com o lançamento da bridge os usuários poderão conectar Bitcoin embrulhado (wBTC), tokens Tether (USDt), USD Coin (USDC) e Dai (DAI). Embora essa bridge apenas inicialmente permita que os usuários façam a ponte sobre esses ativos, há planos para disponibilizar mais tokens para ponte em um futuro próximo.

LEIA MAIS

Você pode gostar...