Como identificar um golpe de mineração de Bitcoin em nuvem
Sinto falta dos velhos tempos, onde a receita de uma pirâmide era calcário, granito, basalto, tijolo e argamassa, ao menos elas duravam. Hoje em dia a receita só tem três ingredientes: desinformação, preguiça e ganância. Por isso, vamos mostrar alguns pontos de como identificar um golpe com mineração de Bitcoin em nuvem.
Conheci o Bitcoin em 2016 antes do halving, o golpe da moda naquela época era mineração em nuvem. Hoje em dia é arbitragem, mudaram o nome, o apelo é o mesmo: renda passiva.
Como identificar um golpe com mineração de Bitcoin em nuvem?
Há um tópico de 2014 no bitcointalk chamado Cloudmining 101 que tenta identificar negócios legítimos de esquemas Ponzi usando 8 pontos, que são:
1) Nenhum endereço de mineração: A empresa não assina blocos, não há nada público.
2) Sem apoio de fabricantes: Fabricantes ficariam felizes em confirmar que fazem negócios com tal empresa.
3) Sem fotos do hardware/datacenter: Não há razão para não fornecer tal prova. Note que fotos podem ser manipuladas/criadas.
4) Venda ilimitada de hashrate: Empresas tem um limite de hashrate baseado nos equipamentos já instalados, a compra/instalação de mais máquinas não é instantânea.
5) Programas de indicação (ref link e MMN): Essa é a melhor ferramenta de marketing dos golpistas. Vale lembrar que o Marketing de Multi Nível em si não é um crime, mas muitos golpistas se aproveitam desse modelo. Portanto, é um alerta vermelho que precisa ser analisado com cautela.
6) Operadores anônimos: Sites que não mostram quem é o dono, empresas sem uma pessoa por trás.
7) Sem estratégia de saída: Você não pode retirar o seu investimento quando quiser.
8) Lucro fixo e/ou garantido: Este setor é uma montanha-russa, não há como garantir nada.
Quanto mais pontos, maior a chance de uma empresa ser um esquema Ponzi. Tal lista pode ser aplicada a outros negócios, como arbitragem, por exemplo. Vamos tentar criar a nossa própria lista, agora sobre arbitragem.
Como identificar um golpe com arbitragem?
1) Nenhuma prova da atividade: o que uma empresa perderia ao mostrar suas negociações? Nada, ao contrário, ganhariam clientes.
2) Bot de código-fechado: novamente impossibilitando a verificação da atividade, promovendo um produto milagroso que só eles possuem.
3) Fotos: provavelmente você só encontrará fotos de pessoas recrutando mais clientes/vítimas.
4) Arbitragem ilimitada: este setor depende muito de volume/liquidez, uma coisa é fazer arbitragem com 10 mil reais, outra é com 10 milhões e manter o desempenho.
5) Programas de indicação (ref link e MMN): reforçando, essa é a melhor ferramenta de marketing dos golpistas.
6) Operadores anônimos: sites que não mostram quem é o dono, empresas sem uma pessoa por trás.
7) Sem estratégia de saída: você não pode retirar o seu investimento quando quiser.
8) Lucro fixo e/ou garantido: este setor é uma montanha-russa, não há como garantir nada.
A blockchain é muito transparente, você pode consultar transações, endereços, o proprietário de um endereço pode criar uma mensagem e assinar com sua chave para provar que de fato o endereço é seu. Enfim, mesmo sendo tão fácil a maioria das empresas não tem compromisso nenhum com a transparência.
Os pontos listados acima podem ser usados para analisar propostas de qualquer setor, afinal o golpe é sempre o mesmo, o que muda é a fachada. O ponto que eu gostaria de destacar novamente é o primeiro, não há motivo para uma empresa esconder seu trabalho, a não ser que não estejam trabalhando, ao menos no setor que dizem. Por exemplo, uma empresa que diz estar fazendo trading sem provar pode estar, na verdade, usando este dinheiro para manter uma loja de pesca, uma padaria, um restaurante, etc. Ou simplesmente funcionando como uma pirâmide de Madoff, sem ter fonte de renda nenhuma.
Note que o fato de uma empresa ser legítima não significa ser um bom investimento, geralmente não são, a empresa pode ter uma má gestão, péssima segurança e ser hackeada, sofrer um ataque interno, aplicar um exit scam, entre tantos outros modos possíveis de você perder o seu dinheiro.
Invista na sua educação.
Saiba mais em Como identificar um golpe de mineração de Bitcoin em nuvem