Diretor Jurídico da Coinbase deixa exchange e vai supervisionar sistema bancário nacional dos EUA
O diretor jurídico da Coinbase, Brian Brooks, renunciará à empresa para ingressar em um importante regulador bancário, o Escritório do Controlador da Moeda.
Em meio a uma crise financeira e de saúde global em andamento, a Coinbase, uma das plataformas de negociação de criptomoeda mais populares nos Estados Unidos, está perdendo outro executivo importante.
Brian Brooks, diretor jurídico da Coinbase renunciará à empresa para ingressar no Gabinete do Controlador da Moeda (OCC), um regulador bancário independente que opera sob o Departamento do Tesouro dos EUA, anunciou o OCC em 16 de março.
O secretário do tesouro Steven Mnuchin nomeou Brooks
Segundo o anúncio oficial, Brooks foi designado como primeiro vice-controlador – a segunda posição mais alta da agência – pelo secretário do Tesouro Steven Mnuchin. Brooks também atuará como diretor operacional da OCC a partir de 1º de abril, diz o anúncio.
Um conhecido cético de criptomoedas como o Bitcoin (BTC), Mnuchin descreveu Brooks como um “forte líder com vasta experiência no setor de serviços financeiros”, acrescentando que está animado por trabalhar em conjunto para promover o sistema financeiro e um maior crescimento econômico.
A Coinbase está orgulhosa de que seu representante legal junte-se à autoridade
A Coinbase disse em um e-mail à Cointelegraph que a empresa está satisfeita em saber que seu oficial jurídico está se juntando à OCC para supervisionar o sistema bancário do país, observando que Brooks definitivamente trará uma postura mais amigável para criptografia com ele. Brooks lidera os grupos jurídicos, de conformidade, relações governamentais e investigações globais da Coinbase desde setembro de 2018.
Definir Brooks como “inestimável na formação dos programas legais e de conformidade da Coinbase”, disse um porta-voz da Coinbase:
“Em meio a uma crise de saúde pública e financeira, estamos consolados em saber que Brian Brooks desempenhará esse papel crítico de supervisionar o sistema bancário do país […] Estamos sempre orgulhosos dos ex-alunos da Coinbase que continuam servindo em governo, trazendo uma perspectiva de criptografia amigável com eles ”.
Além de sua saída da Coinbase, Brooks também deixará os conselhos de administração da Federal National Mortgage Association – mais conhecida como Fannie Mae – e o credor do mercado Avant. Antes de ingressar na Coinbase em 2018, Brooks também atuou como consultor fundador do projeto descentralizado de fintech Spring Labs, membro do comitê de conformidade e segurança da informação da Avant e vice-presidente executivo e consultor geral da Fannie Mae.
No início de março, o secretário do Tesouro Mnuchin disse que os EUA acolhem a inovação digital responsável, enfatizando ainda que a agência está focada na prevenção de usos ilícitos de criptografia, como lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Reiterando seu ceticismo em relação à indústria, Mnuchin disse que os EUA “não tolerarão o uso de criptomoedas para apoiar atividades ilícitas”.