‘Circuit breaker no mercado de criptomoedas seria prejudicial no longo prazo’ diz Andreas Antonopoulos
Um dos maiores especialistas em criptomoedas no mundo, Antonopoulos diz que esse tipo de ferramenta pode agravar problema da volatilidade dos ativos no longo prazo.
Um dos maiores especialistas em criptomoedas do mundo, Andreas Antonopoulos, afirmou em uma recente entrevista que um sistema de “circuit breaker” para o mercado de ativos digitais iria prejudicar a situação no longo prazo.
A crise causada pelo corona vírus afetou todos os mercados do mundo. Nas últimas semanas, a maioria dos ativos tiveram perdas e com o Bitcoin não foi diferente.
A grande diferença do mercado das criptomoedas para o mercado dos ativos tradicionais é a possibilidade de um “circuit breaker”.
Através desta ferramenta, instituições de negociação de ativos podem pausar a negociação de determinado produto. Isso geralmente é usado para tentar parar quedas abruptas de preço e conter o mercado.
O Bitcoin apresentou sua segunda maior queda de preço diária da história no último dia 12, quando perdeu quase 40% em apenas 24h.
Depois do ocorrido, alguns membros da comunidade imaginaram maneiras de tornar o mercado de criptomoedas um lugar mais seguro, em termos de investimento.
Uma dessas alternativas é a criação de um sistema de “circuit breaker” no mercado de ativos digitais para pausar as negociações quando ocorrerem grandes quedas de preço.
A idéia seria interromper temporariamente as negociações e conter a “venda de pânico”, exatamente como acontece nas bolsas de valores ao redor do mundo.
Durante a recente queda abrupta do mercado de criptomoedas que ocorreu no dia 12 de março, a Huobi – uma exchange de criptomoedas com sede em Cingapura – implementou “circuit breakers” para interromper suas liquidações.
A exchange não interrompeu as negociações, mas apenas liquidações em posições alavancadas. Bybit e FTX também seguiram o mesmo mecanismo.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, declarou no Twitter que os “circuit breakers” só poderiam ser usados em uma exchange totalmente monopolista.
A CEO da Binance nos EUA, Catherine Coley, afirmou que o conceito de “circuit breakers” com criptomoedas é “uma alucinação”, acrescentando que “é sempre bom estar ciente de como outros mercados lidam com preocupações de volatilidade e liquidez”.
No podcast, Andreas Antonopoulos, discutiu a implementação da ferramenta no Bitcoin e observou que os “circuit breakers” são medidas com efeitos imediatistas que só podem afetar o problema no curto prazo:
“O que não estamos vendo é que as medidas de longo prazo para efeitos de longo prazo para os problemas de longo prazo são muito mais difíceis de resolver e a verdadeira questão é: ‘as medidas de curto prazo estão realmente prejudicando a situação de longo prazo’? Eu acho que esse é realmente o problema.”
A discussão teve algumas opiniões interessantes sobre o tema. Um convidado do podcast afirmou:
“Eu acho que o que vemos, sempre que os ‘circuit breakers’ são aplicados é que, primeiro, eles não funcionam e, em segundo, eles criam ainda mais volatilidade, pois isso acontece em um período mais curto, o que torna muito mais difícil para uma pessoa normal para realmente usar os mercados de uma maneira eficaz.”
LEIA MAIS: Há 2 meses, Andreas Antonopoulos explicou porque o Bitcoin falharia
LEIA MAIS: ‘Ataque de 51% pode ocorrer, mas é impossível mudar histórico de transações”, diz Antonopoulos