Circle, emissora do USDC, pede licença para virar banco nos EUA
Os criadores do stablecoin USDC anunciaram planos para se tornar um Banco Nacional e entraram com o processo junto à SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
De acordo com uma postagem feita no site da Circle por seu fundador e CEO, Jeremy Allaire, a empresa começou o processo de se tornar um banco comercial nacional de reserva total. O banco operaria sob o olhar atento do Federal Reserve, do Tesouro dos EUA, do Gabinete do Controlador da Moeda (OCC) e da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC). Allaire acredita que o banco digital pode mudar todo o sistema financeiro daqui para frente, tornando-o mais seguro e forte.
Três anos atrás, a Circle lançou o stablecoin USDC, cuja circulação cresceu para cerca de US$ 27,5 bilhões em 2021. De acordo com Allaire, “o USDC cresceu e se tornou uma infraestrutura importante para o novo sistema financeiro habilitado para moeda digital. Desde o início, a Circle, em parceria com a Coinbase e por meio do Center Consortium, projetou o USDC para estar em conformidade com os rigorosos padrões regulatórios e de supervisão de transmissão de dinheiro dos EUA. ”
A Circle espera aprimorar seu compromisso com a confiança e a transparência para se tornar um banco nacional licenciado pelo governo federal dos Estados Unidos.
Circle encaminha pedido à SEC
A postagem de Allaire explica que a Circle está no começo da jornada para se tornar um banco nacional “junto com os esforços dos principais reguladores financeiros dos EUA, que por meio do Grupo de Trabalho do Presidente em Mercados Financeiros, estão buscando gerenciar melhor os riscos e oportunidades apresentados pela grande escala das moedas digitais em dólar do setor privado”.
O CEO diz que nos próximos anos, a Circle acredita que o valor do USDC aumentará para “centenas de bilhões de dólares” e apoiará trilhões em atividades econômicas de baixa luta e alta confiança. Além disso, o USDC se tornaria comum em serviços financeiros e aplicativos de comércio online. Allaire acredita que o estabelecimento de padrões regulatórios nacionais para moedas digitais que funcionam com o dólar é fundamental para colocar a moeda digital na economia tradicional.
O post afirma que as reservas do USDC sempre foram vinculadas às regras de investimento permitidas de acordo com os regulamentos estaduais. As regras existem para manter a liquidez de 1: 1 em dólares como forma de proteger os consumidores. “Para dar ao mercado uma garantia adicional além do fato de nossa supervisão regulatória, publicamos de forma consistente e voluntária atestados mensais independentes de terceiros quanto à suficiência das reservas em USDC”, disse Allaire.
Ele acrescentou que, recentemente, a Circle expandiu os atestados para incorporar detalhes sobre a composição das reservas do stablecoin. Especificamente, incluindo a qualidade de crédito dos ativos subjacentes. A empresa prometeu começar a publicar informações sobre a liquidez fundamental do USDC à medida que se aproxima da supervisão regulatória do nível bancário nacional.
“Da mesma forma, conforme padrões de supervisão nacionais específicos para moedas digitais em dólar emergem do Grupo de Trabalho do Presidente, trabalharemos proativamente com nossas contrapartes regulatórias nacionais na adoção comercial final de novos padrões de moeda digital em dólar”, conclui Allaire.
O artigo Circle, emissora do USDC, pede licença para virar banco nos EUA foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.