Cidade na Suiça adota Bitcoin e Tether como moedas legais
Uma série de criptomoedas, incluindo Bitcoin e Tether, foram oficializzadas como curso legal em Lugano, na Suíça, já que a cidade pretende se tornar um centro regional de criptomoedas.
O anúncio foi feito pelo diretor da cidade Pietro Poretti em um evento transmitido ao vivo chamado “Plano lugano ₿” na quinta-feira (3). Ele foi acompanhado pelo prefeito de Lugano Michele Foletti e CTO do Tether Paolo Ardoino.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Lugano é uma cidade e município da Suíça. Parte do distrito de Lugano, no cantão de Ticino, tem uma população de cerca de 62.000 habitantes.
A iniciativa está sendo apoiada pela Tether Operations Limited, empresa por trás da maior stablecoin do mundo. Além de Bitcoin e Tether (USDT), o token de pagamento de pontos LVGA também será aceito como legal segundo proposta na cidade suíça.
Um futuro cripto para Lugano
Seguindo os passos de El Salvador, a cidade suíça planeja integrar pagamentos cripto e permitir que os cidadãos paguem taxas de serviço público ou impostos e taxas de matrícula em BTC. Ardoino comentou:
“O PIB de El Salvador aumentou 10% e seu turismo em 30% após declarar o Bitcoin uma proposta legal. Imagine o que podemos fazer em uma cidade no centro da Europa.”
Parte do plano envolve o desenvolvimento de um local físico no coração da cidade para servir como um hub para startups de cripto e blockchain. O Memorando de Entendimento entre Lugano e Tether inclui uma série de iniciativas além do hub blockchain.
Um fundo multimilionário será criado para ajudar a financiar startups baseadas em blockchain. A Tether também contribuirá com sua expertise e apoio à cidade com foco na educação. A colaboração com universidades locais e pesquisas instituídas gerarão 500 bolsas de estudo para o futuro imediato, de acordo com o anúncio.
Mineração verde de Bitcoin
O empreendimento também se concentrará em usar recursos naturais ecologicamente corretos para impulsionar as operações de mineração de Bitcoin, permitindo que o ativo se torne um acelerador para o desenvolvimento de energia renovável.
Michele Foletti, prefeita de Lugano, comentou sobre a tecnologia inovadora anterior que a cidade implementou antes de acrescentar:
“Acreditamos fortemente nessa tecnologia, no potencial de dimensionar a tecnologia e na nossa colaboração integrada com a Tether , construir uma cidade melhor e mais aberta, transparente e inteligente.”
A Lugano já desenvolveu uma blockchain da cidade compatível com EVM chamada 3Achain, o aplicativo MyLugano, o token de pagamento LVGA Points e o Franco Digital Lugano.
“Estamos ansiosos para que Lugano se torne um modelo de adoção global”, disse Ardoino, da Tether.
O artigo Cidade na Suiça adota Bitcoin e Tether como moedas legais foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.