Gigante chinesa Baidu lança OS blockchain para apoiar desenvolvimento de DApp
Gigante de busca chinesa Baidu lançou a Baidu Blockchain Engine, um sistema operacional desenhado para facilitar o desenvolvimento de DApp.
A gigante chinesa de sistema de busca e serviços web Baidu lançou o Baidu Blockchain Engine (BBE), um sistema operacional sedenhado para facilitas o desenvolvimento de aplicação descentralizada (decentralized application – DApp). A notícia foi oficialmente divulgada pela unidade de cloud computing da Baidu, Baidu Cloud, em 14 de fevereiro.
A Baidu Cloud declarou que considera uma plataforma comercializada open source para ser “a única forma de construir um sistema operacional em blockchain”. BBE têm sido a base da estratégia tecnológica “ABC” da Baidu’s “ABC” — inteligência artificial (AI), big data e cloud computing — e mira tornar o desenvolvimento de DApp “tão simples quanto criar um app mobile”.
Na esperança de liderar o desenvolvimento comercial de tecnologia blockchain, a Baidu Cloud propõe que a BBE, construída em uma plataforma de nuvem inteligente, possa impactar positivamente um cenário mais amplo de produtos blockchain. A plataforma foi desenhada para lidar com as deficiências percebidas da infraestrutura atualmente disponível, que supostamente enfrenta problemas com armazenamento deficiente baseado em uma única máquina, altos custos de armazenamento de dados e, consequentemente, gargalos na computação.
Como a Baidu Cloud declara, a BBE oferece aos desenvolvedores serviços como frameworks de cadeias múltiplas e camadas intermediárias, assim como contratos inteligentes e templates de DApp. Eles também divulgaram vários mecanismos que buscam melhorar a segurança de dados e proteção à privacidade.
A BBE é compatível com a rede em núvem privada da Baidu, permitindo aos clientes implementar DApps para vários cenários de negócios através de uma plataforma que utiliza os serviços blockchain (blockchain-as-a-service platform – BaaS).
O Baidu Blockchain Lab teria planos para a BBE com seis funções planejadas, agregando a provisão de “um ambiente de computação confiável, alta performance e rendimento, armazenamento em escala, interações confiáveis de cadeia cruzada, suporte a contratos inteligentes e auditorias de segurança em contratos”.
Como noticiado, a Baidu lançou o Baidu Blockchain White Paper V1.0 no último setembro, que ressalta o desenvolvimento do sistema de rede “Super Chain”. O Super Chain, que faz parte da iniciativa contínua da Baidu de comercializar sua plataforma de cloud blockchain BaaS, é uma rede em estéreo que oferece suporte a sidechains paralelas.