Gigante chinesa de entrega de comida se une aos esforços de CBDC

As transações acumuladas em e-CNY atingiram 87,57 bilhões de yuans (US$ 13,68 bilhões) até agora.

A gigante de entrega de alimentos da China, Meituan, tornou-se a mais recente empresa de tecnologia a integrar pagamentos em moeda digital do banco central (CBDC) para seus serviços.

Os usuários do Meituan podem vincular a carteira digital yuan ao aplicativo de serviço e usá-la para uma variedade de serviços diários, como reservar hotéis, táxis e pagar em restaurantes. O aplicativo de entrega de alimentos e serviços diários registrou 660 milhões de clientes em transações no ano passado, e a integração de pagamentos e-CNY só ajudaria o governo de Pequim a testar sua moeda digital soberana mais amplamente.

Nos últimos meses, gigantes da tecnologia no país, como WeChat e JD.com, aderiram aos testes de varejo em massa do e-CNY.

A China concluiu o desenvolvimento de sua CBDC em 2019 e, nos últimos dois anos, as autoridades vêm testando seu uso no mercado de varejo extensivamente. O piloto da CBDC começou como um subsídio de viagem para funcionários do governo e depois se expandiu para incluir milhões de pessoas e milhares de empresas.

Embora ainda não tenha havido nenhuma indicação de um lançamento público, muitos acreditam que o ritmo crescente dos testes sugere que o governo pode estar procurando lançar a CBDC durante os próximos Jogos Olímpicos de inverno, a partir de 4 de fevereiro.

Zou Lan, diretor do departamento de mercados financeiros do PBOC, disse que as transações acumuladas em e-CNY atingiram 87,57 bilhões de yuans (US$ 13,68 bilhões). Até o final de outubro de 2021, quase 10 milhões de comerciantes haviam ativado carteiras digitais de yuans.

A China está atualmente no topo do jogo CBDC, tendo iniciado o desenvolvimento para o mesmo já em 2014. Enquanto 91 nações iniciaram seu desenvolvimento CBDC, apenas um punhado, incluindo China, Coréia do Sul, Suíça e França, alcançou o estágio piloto. Os Estados Unidos estão atualmente na fase de discussão e os legisladores avaliam os prós e contras de uma moeda digital soberana.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...