China testa moeda digital do banco central em 4 cidades

Capturas de tela de uma versão piloto de um aplicativo de carteira para o próximo yuan digital da China estão circulando nas mídias sociais.

Capturas de tela de uma versão piloto de um aplicativo de carteira para o próximo yuan digital da China estão circulando nas mídias sociais.

Ling Zhang, diretora executiva de fusões e aquisiçõe da exchange de criptomoedas Binance compartilhou as imagens pela primeira vez em 14 de abril, depois retuitadas pelo CEO da exchange, Changpeng Zhao. 

Screenshot ostensibly showing a new testing wallet app for the digital yuan

Captura de tela mostrando um novo aplicativo de carteira de teste para o yuan digital. Fonte: @lingzh1220

Quatro cidades selecionadas para o teste

Segundo Ling Zhang, o aplicativo está disponível para download em quatro cidades selecionadas para o teste inicial – Shenzhen, Chengdu, Suzhou e Xiongan. Ela destaca a inclusão de Xiongan, uma nova metrópole localizada nos arredores de Pequim, que foi o local do chamado “smart city brain project”.

A nova área de Xiongan terá uma infraestrutura inteligente aprimorada que abrange serviços de informações de satélite, reconhecimento de sensores, uma rede 5G, supercomputação e instalações de big data. A cidade já atraiu os gigantes tecnológicos do país, Tencent, Alibaba, JD.com e Baidu, com a presença do Presidente Xi Jinping em mais de uma ocasião.

Comentando as capturas de tela, CZ comentou a aparente “velocidade de execução” da China ao lançar seu teste para a moeda digital do banco central.

À frente do jogo

Conforme relatado recentemente, a China parece estar acelerando o desenvolvimento do yuan digital, apesar da crise do COVID-19.

Em 24 de março, o Banco Central da China teria supostamente concluído o desenvolvimento das funções básicas da moeda e já havia passado à elaboração de leis para sua implementação.

Leia mais:

Você pode gostar...