OpenAI pausa utilização do Bing no ChatGPT após identificar falha em plug-in

A OpenAI encontrou uma falha no seu plug-in para browsers que, inadvertidamente, permitiu que os usuários tivessem acesso a artigos pagos.

O ChatGPT’s Browse, um recurso que utiliza o mecanismo de busca Bing para acessar conteúdo disponibilizado na internet, foi temporariamente desativado pela OpenAI depois que uma brecha permitiu que os usuários tivessem acessoo livre a conteúdos pagos.

Em uma postagem publicada em 4 de julho, a OpenAI notificou os usuários sobre a interrupção temporária para corrigir o problema e “agir corretamente com os proprietários de conteúdo.”

Descobrimos que a versão beta do ‘Browse’ do ChatGPT pode ocasionalmente exibir conteúdos de maneiras que não desejamos. Por exemplo, se um usuário solicitar especificamente o texto completo de um URL, ele pode inadvertidamente atender a essa solicitação. Estamos desativando o Browse enquanto corrigimos isso.

— OpenAI (@OpenAI)

O Browse está atualmente disponível em versão beta e pode ser utilizado apenas por assinantes do serviço ChatGPT Plus. Como eventuais problemas desta natureza são resolvidos na fase de testes, parece que a OpenAI pode ter tomado uma atitude em resposta a uma publicação divulgada no Reddit.

No final de junho, um membro do subReddit r/ChatGPT publicou uma captura de tela de uma sessão de navegação em que pedia ao chatbot para “imprimir o texto” de um link para um artigo pago da revista norte-americana The Atlantic.

Em resposta, o ChatGPT forneceu o artigo na íntegra, burlando o sistema de assinaturas da revista.

Postagem no r/ChatGPT mostrando que ele poderia acessar textos de conteúdos restritos a assinantes. Fonte: Reddit

A publicação recebeu 6.200 votos positivos e 284 comentários, com alguns especulando que o ChatGPT “usa o mesmo mecanismo” que os removedores de paywall disponíveis on-line, que “leem a versão armazenada no cache do Google” que contorna as limitações de paywall para fins de otimização do mecanismo de busca.

Outro usuário do Reddit, u/Red_Laughing_Man, sugeriu que o ChatGPT poderia simplesmente ignorar qualquer código de paywall usado para colocar um banner na parte superior do conteúdo até que alguém tenha se inscrito ou feito login.

Um Redditor aconselhou as pessoas a “aproveitarem enquanto pudessem.”

A extração de dados para treinamento de modelos de IA tornou-se uma questão proeminente recentemente.

Em 1º de julho, Elon Musk, proprietário do Twitter, citou a extração de dados como uma das motivções por trás dos novos limites impostos à visualização diária de postagens na plataforma.

A OpenAI já havia sido processada anteriormente por causa de uma acusação semelhante. Em 29 de junho, o Cointelegraph informou que a criadora do ChatGPT foi alvo de uma ação coletiva por supostamente ter extraído informações privadas de usuários da Internet.

LEIA MAIS

Você pode gostar...