Chefe da CFTC diz que somente Bitcoin pode ser considerado uma commodity após o colapso da FTX

A CFTC enfrentou muito escrutínio após o colapso da FTX devido a seus laços com a exchange de criptomoedas e aos esforços de SBF para alçar o comitê a principal órgão de supervisão do mercado cripto.

O chefe da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos EUA, Rostin Behnam, afirmou que o Bitcoin (BTC) é o único criptoativo que pode ser considerado como uma commodity durante um evento fechado na Universidade de Princeton, informou uma reportagem publicada pela Fortune.

Os comentários de Behnam contrastam bastante com as declarações que ele mesmo proferiu em outubro, quando afirmou que o Ether (ETH) também poderia ser considerado uma commodity. O chefe da CFTC estava respondendo a uma pergunta sobre quais os criptoativos devem ser vistos como commodities e quais se qualificam como valores mobiliários.

O retrocesso do chefe da CFTC em seus comentários sobre o ETH ocorre após um intenso escrutínio dos reguladores dos EUA sobre os órgãos de regulação financeira do país, inclusive com acusações de corrupção. Congressistas republicanos acusaram o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) de agir em conluio com a FTX “para obter o monopólio regulatório” sobre a indústria.

O debate sobre quais criptomoedas se qualificam como commodities perante a lei é longo. O Bitcoin unanimemente não é visto como um valor mobiliário devido à sua natureza verdadeiramente descentralizada, enquanto o status do Ether e de várias outras criptomoedas tem sido um tópico controverso. A Ripple também está enfrentando um processo movido pela que julga o mérito da questão em relação ao XRP.

O regulador financeiro americano se viu em apuros após o colapso da exchange de criptomoedas FTX, principalmente por causa de sua relação próxima com Sam Bankman-Fried, o ex-CEO da empresa agora falida.

A CFTC estava prestes a receber poderes de supervisão sobre a indústria por meio de um projeto de lei do Senado chamado Lei de Proteção ao Consumidor de Commodities Digitais (DCCPA). O chefe da CFTC enfrentou muitas críticas pela natureza do projeto, mas defendeu as ações da comissão, sob o argumento de que eles não podem se dar ao luxo de esperar .

Behnam disse que o comitê tem poderes limitados de supervisão e qualificou a “matrix dos reguladores” como um sistema imperfeito. No entanto, ele pediu uma colaboração mais efetiva entre a longa lista de órgãos reguladores dos EUA para criar regulamentos razoáveis.

O chefe da CFTC vai participar de uma audiência no Congresso nesta quinta-feira, 1º de dezembro, na qual será discutido o colapso da FTX e as lições decorrentes do desastre.

Urgente: 8 membros do Congresso tentaram impedir que a SEC investigasse a FTX questionando a autoridade da SEC para investigar as Criptomoedas

5 desses 8 membros também receberam doações de campanha da FTX, variando de US$ 2.900 a US$ 11.600

— Nancy Pelosi Stock Tracker ♟ (@PelosiTracker_)

Os laços estreitos do ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, com alguns congressistas dos EUA e seus esforços de lobby para tornar a CFTC o principal órgão regulador do mercado de criptomoedas foram questionados por muitos mebros da comunidade cripto. Um relatório recente também alegou que 8 congressistas dos EUA tentaram impedir que a SEC investigasse a FTX.

LEIA MAIS

Você pode gostar...