CFTC ‘pode ficar confortável’ com produtos futuros de Ether, diz funcionário não identificado
A fonte não identificada sugeriu que o regulador não era avesso ao conceito, 18 meses depois da aprovação dos de Bitcoin.
A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), agência reguladora dos EUA, está aberta à idéia de negociação de futuros de Ether (ETH), informou a revista do setor de cripto CoinDesk em 6 de maio.
A publicação citava um funcionário anônimo, que parecia dizer que os futuros baseados em ETH seriam um produto razoável para consideração e aprovação caso cumprissem os vários requisitos da CFTC.
Os comentários surgem cerca de 18 meses depois que os primeiros contratos futuros de criptomoeda receberam sinal verde dos EUA, em dezembro de 2017.
Lançados pela CBOE e pelo CME Group, ambos os contratos de futuros se concentraram exclusivamente no Bitcoin (BTC).
“Acho que podemos lidar bem com um derivado de Ether sob nossa jurisdição”, disse o funcionário à CoinDesk. O funcionário não identificado prosseguiu:
“Se eles vierem até nós com um derivado em particular que atenda aos nossos requisitos, acho que há uma boa chance de que ele seja [autorizado a ser] autocertificado por nós.”
O Ether continua a ser a maior altcoin por valor de mercado, perdendo ocasionalmente essa posição para o XRP, que a CFTC aparentemente não mencionou nos últimos comentários.
Na semana passada, J. Christopher Giancarlo, o presidente da CFTC que está de saída, disse em um discurso que a agência não esperava diminuir seu apetite por criptomoedas.
“A Comissão prevê novas aplicações para o registro de clearing que resultam da explosão de interesse em criptomoedas; uma área na qual a proteção das criptomoedas será um dos maiores riscos”, resumiu.
Da mesma forma, o ex-presidente da Comissão, Gary Gensler, disse em um evento separado que a regulamentação era essencial para que o setor de criptomoeda prosperasse.