Banco Central: ‘Não existe nenhum projeto em andamento e com prazo definido para substituir o dinheiro físico por moeda digital’

Banco Central declara a Câmara dos Deputados que não tem nenhum projeto em andamento para ‘acabar’ com o Real físico e criar uma Moeda Digital

Contrariando declarações de seu próprio presidente, Roberto Campos Neto, o Banco Central do Brasil declarou que não pretende emitir uma versão digital do Real.

Assim, segundo um documento compartilhado com o Cointelegraph e encaminhado a Câmara dos Deputados, o BC destaca que há apenas a instituição de um Grupo de Estudo sobre CBDC.

Contudo, segundo o documento do Banco Central, este grupo é apenas consultivo e vai estudar a emissão de um CBDC.

Desta forma, não há qualquer iniciativa concreta para emissão de uma moeda digital para o Brasil.

“Não existe nenhum projeto em andamento e com prazo definido para substituir o dinheiro físico por moeda digital”, declarou o Banco Central.

Campos Neto

A informação prestada pelo BC a Câmara dos Deputados atende a um pedido de informações feito pelo Deputado Federal Luizão Goulart (REPUBLICANOS/PR).

Contudo, embora o BC tenha dito que não há projeto concreto ou prazo para a emissão de uma Moeda Digital para o Brasil, recentemente Campos Neto, presidente do BC, declarou que isso poderia ser realidade em 2022.

Ainda segundo declarou o presidente durante uma live organizada pela Bloomberg, o “Real Digital” deve coexistir junto com o Real “físico”.

Além disso, Campos Neto tem dado vários indícios da emissão de um CBDC para o Brasil como um “caminho natural” para o PIX.

Assim, durante um dos eventos do PIX,  ele destacou que com a digitalização da economia a moeda nacional precisa ser aperfeiçoada justamente para atender esta nova demanda da população.

“No nosso caso é muito importante o PIX porque vemos daqui para frente a união de uma forma de pagamento instantâneo, aberto e interoperável. com um sistema de dados aberto. Onde ele se encontram em algum momento lá na frente  junto com uma moeda que tem que ser aperfeiçoada”, disse.

Blockchain

Porém, embora tenha afirmado a Câmara dos Deputados que não há projeto para CBDC no Banco Central a instituição não descartou o uso de blockchain caso venha a emitir uma Moeda Digital.

“Tampouco há decisão sobre o arcabouço regulatório que suportaria uma potencial moeda digital emitida pelo BCB, pois qualquer arquitetura tecnológica depende da definição dos requisitos necessários ao modelo proposto. A cautela do BCB nessa questão reside na complexidade em se definir como emitir a moeda soberana digitalmente, dado o seu potencial impacto nos pagamentos, na implementação da política monetária e na estabilidade financeira”, frisou.

Confira o documento completo compartilhado com o Cointelegraph

LEIA MAIS

Você pode gostar...