Banco Central faz evento online para falar sobre o real digital e recebe críticas nas redes sociais
críticas ironizavam a expressão “reserva de valor” como característica do Real Digital
Durante o evento online nesta sexta-feira (29), o atual Coordenador dos trabalhos do Banco Central para implementação do Real Digital, Fabio Araújo, disse que este era “o primeiro de uma série de webinários sobre o Real Digital para discutir junto à sociedade os benefícios gerais e casos de usos que possam se beneficiar de um Real Digital”.
Como convidados para falar sobre o assunto estavam Robert Townsend, Professor de Economia no Instituto de Tecnologia de Massachussets, Eduardo Diniz, Professor da Escola de negócios da FGV e chefe do departamento de tecnologia da instituição, além de Keiji Sakai, Country Manager da R3 e João Manoel Pinho de Mello, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central do Brasil.
No bate-papo de quase duas horas, os convidados falaram sobre os benefícios de uma moeda digitial para o Brasil. E o que também chamou a atenção foi a repercusão deste avento nas redes sociais.
O Banco Central do Brasil havia anunciado o evento dois dias antes pelo Twitter para falar sobre a possível CBDC brasileira.
Como resposta a essa publicação, a imensa maioria dos comentários ironizava a expressão “reserva de valor” destacada na imagem do anúncio como característica do Real Digital.
Imagem divulgação Banco Central do Brasil
Uma das postagem questionou: ” ‘Reserva de Valor’. Twitter não era contra fake news? “
“reserva de valor”@Twitter néra contra fake news? https://t.co/lDRwD3xg8M
— robson moreira (@pqrobs) July 29, 2021
Outro comentário disse: “Real Digital = Reserva de valor. A piada do dia é essa”
Real digital = Reserva de valor. A piada do dia é essa. https://t.co/4vhMidffZl
— Heron Moraes (@Heron_Moraes) July 28, 2021
Real Digital
Em outro evento online recente, Fabio falou do motivo do Brasil precisar de uma moeda digital, como a CBDC. Ele participou de uma transmissão da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) pela internet:
“Quem está nascendo agora, vai ter uma relação diferente com as coisas do que a gente teve. Tudo vai ter uma representação digital. Quando você tem tudo digitalizado, se a moeda tiver fora desse ambiente, vai gerar ineficiência para as operações. Então, o Banco Central acha que nós estamos nos preparando para o futuro.”
Não é de hoje que o BC discute essa possibilidade. o Cointeleraph publicou reportagem explicando que quem pensa que Real Digital do Banco Central significa regulamentação para o Bitcoin está enganado. Para o especialista em regulação do mercado financeiro, José Luiz Rodrigues, essa medida reflete o processo de modernização do Sistema Financeiro Nacional, mas não significa tampouco uma regulação das criptomoedas no país.
O próprio Presidente do Banco Central, Campos Neto, disse que o Real Digital será voltado para ‘contratos digitais’ e não vai substituir o Real Fisico. Ou seja, será uma extensão da moeda física e não vai substituir as notas de Reais.
Para debater as diretrizes e o lançamento do Real Digital, o Cointelegraph conversou com alguns especialistas do setor das criptomoedas, que compartilharam suas impressões sobre a CBDC brasileira.
Leia também