Ceará adotará blockchain como tecnologia de medição em obras públicas

Tecnologia pode acabar com medição física de obras, além de proporcionar mais segurança e transparência.

O Governo do Estado do Ceará anunciou um projeto de adoção da tecnologia blockchain no gerenciamento de medição de obras públicas. Segundo a Superintendência de Obras Públicas (SOP), o projeto custará R$ 1,2 milhão e será implantado gradativamente a partir de 2021.

A tecnologia blockchain servirá como um protocolo de segurança para obras públicas no estado cearense, além de proporcionar mais transparência no setor, que seguirá diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Assim, a adoção da blockchain permitirá uma integração entre os dois sistemas utilizados atualmente no gerenciamento de medição de obras pelo Governo do Estado do Ceará.

Blockchain em obras públicas

Em breve a blockchain desempenhará um importante papel no gerenciamento de dados sobre obras públicas no estado cearense, que pretende criar um “governo 100% digital” até 2025.

Dessa forma, além de medições de obras, a tecnologia será implantada aos poucos em todo o setor de obras públicas no Ceará. Além de falar sobre segurança, o diretor de Planejamento e Gestão da SOP, Arnoudo Alves, diz que a blockchain proporcionará mais transparência.

“Com isto, a SOP caminha rumo à transparência, pois se tornará possível a visualização de qualquer transação, bem como a descentralização, a segurança e a virtualização dos documentos.”

Tecnologia que transforma

O setor de obras públicas no Ceará terá um sistema criado a partir da blockchain para gerenciar obras públicas com mais transparência, além de ‘digitalizar’ os processos de medição.

Para Arnoudo Alves, com a blockchain “tudo passa a acontecer virtualmente”. O diretor da SOP explica ainda que a tecnologia é uma grande aliada em processos de autenticação de documentos de forma digital, o que pode beneficiar o gerenciamento das obras públicas no estado cearense.

“Tudo passa a acontecer virtualmente, todos os passos da medição serão validados pela empresa, supervisora, fiscal. É uma tecnologia ideal para órgãos que necessitam garantir a autenticidade de documentos.”


Benefícios da tecnologia blockchain em obras públicas (Reprodução/ Governo do Ceará)

Ceará Digital

Nos próximos cinco anos o Ceará adotará a tecnologia blockchain no setor de obras públicas através do “Programa Ceará Digital”. O estado desenvolve iniciativas que visam transformar o governo em 100% digital até 2024.

A adoção da blockchain no setor também faz parte de uma diretriz defendida pelo TCU, onde a tecnologia é apontada como uma forma segura de acompanhar o processo de medição de obras públicas.

Além de transparência, o uso da blockchain deve transformar a forma como obras públicas são medidas até então. De acordo com Arnoudo Alves, as medições físicas poderiam acabar, através da adoção da tecnologia.

Leia Mais:

 

Você pode gostar...