Cidade chinesa de Jinan aceita pagamentos de passagens de ônibus em CBDC

A cidade chinesa de Jinan está promovendo a adoção da CBDC chinesa ao implementar pagamentos com o yuan digital em toda a sua rede de ônibus.

Jinan, a capital da província de Shandong, no leste da China, começou a incentivar a adoção da moeda digital do banco central do país (CBDC) ao introduzir o pagamento de passagens com yuan digital em todas as suas rotas de ônibus.

Em sua fase piloto, a cidade testou a introdução de pagamentos com CBDC em duas linhas de ônibus. Após o período inicial de testes, a cidade anunciou que implementou o novo meio de pagamento em toda a sua rede de ônibus.

O meio de comunicação local Shunwang-Jinan Daily informou recentemente que a cidade de Jinan renovou todos os seus leitores de cartão e atualizou o software das rotas de ônibus para permitir que os passageiros paguem usando a CBDC chinesa.

A cidade também está incentivando o uso do yuan digital, oferecendo descontos nas tarifas aos passageiros que optarem por pagar suas passagens com a CBDC. De acordo com o anúncio, cada passageiro poderá fazer até duas viagens com desconto por dia e um máximo de seis viagens por mês com desconto se optar por efetuar o pagamento com o yuan digital.

A medida faz parte de um esforço mais amplo para promover a adoção do yuan digital na China. Em 23 de abril, a cidade chinesa de Changshu anunciou que começaria a pagar os salários dos funcionários públicos com o yuan digital. O anúncio observou que todos os níveis de funcionários do serviço público, instituições públicas e empresas estatais seriam pagos com a CBDC do país a partir de maio.

Além das viagens de ônibus e dos salários dos funcionários públicos, o país também implementou A CBDC para empreendimentos vinculados ao projeto Belt and Road e o comércio internacional. Em 24 de abril, um plano para promover o CBDC no comércio internacional foi divulgado na cidade chinesa de Xuzhou. A cidade serve como ponto de partida para trens que transportam mercadorias para a Europa.

Enquanto isso, o banco francês BNP Paribas também fechou recentemente uma parceria com o Banco da China (BOC) para promover o uso do yuan digital. Em 5 de maio, o South China Morning Post informou que a parceria permitiria que os clientes corporativos do BNP Paribas se conectassem ao sistema do BOC, possibilitando o uso do yuan digital para transações em tempo real.

LEIA MAIS

Você pode gostar...