Carrefour libera blockchain para rastrear alimentos vendidos em São Paulo
Tecnologia blockchain surge como aliada para consumidores que desejam aderir ao consumo consciente; frutas são as primeiras a trazer QR Code.
A cadeia de varejo Carrefour lançou no Brasil nesta segunda-feira (8) um novo sistema que usa blockchain para rastrear produtos. A partir de agora, clientes da rede varejista em São Paulo podem comprar alimentos da linha de cítricos, como laranja, pêra, lima e tangerina, e rastrear o histórico dos itens.
Os alimentos que fazem parte da iniciativa recebem o selo Sabor & Qualidade. Na etiqueta, eles trazem um QR Code que o cliente pode escanear para, então, obter dados que vão desde a origem, safra e data de coleta do fruto, até histórico o transporte. É possível, por exemplo, saber como foram os processos de embalagem e chegada às gôndolas do supermercado.
Com as informações em mãos, o consumidor pode então, descobrir se um determinado produto tem produção sustentável e está livre de práticas como desmatamento e trabalho escravo.
A iniciativa vem após diversas empresas adotarem blockchain para rastreamento de plantio, colheita e comercialização de produtos agrícolas. A Embrapa, por exemplo, já utiliza a tecnologia para acompanhar a produção de cana-de-açúcar.
Carrefour já oferecia rastreamento de suínos
No varejo, o Carrefour foi um dos primeiros a usar blockchain na cadeia alimentar no Brasil. Desde abril de 2019, a empresa emprega blockchain também para rastrear o histórico de alimentos da linha de suínos do mesmo selo Sabor & Qualidade.
Nesse caso, o consumidor pode conferir, por exemplo, como foi a criação e o controle veterinário, além da alimentação dos animais. O cliente também pode descobrir, antes de comprar, como foi o transporte até o abatedouro e açougue, abate e demais dados de controle de qualidade.
A família de produtos Sabor & Qualidade já contava com rastreamento, mas recebeu melhorias com uso de blockchain. Segundo a empresa, a tecnologia garante que as informações sejam “mais amplas, seguras, imutáveis e transparentes”.
Em comunicado à imprensa, Lucio Vicente, Head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil explica a importância da blockchain para o setor.
Essa tecnologia contribui para a democratização da informação sobre a origem do produto para o consumidor, assim, ele pode escolher de forma responsável os alimentos que leva para casa, optando por produtos cuja história é possível conhecer e promover.
Até o final de 2021, o Carrefour planeja estender o uso de blockchain a outras cadeias do selo Sabor & Qualidade.
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