Caribe lança DCash para mais dois países do bloco insular

O Banco Central do Caribe anunciou o lançamento da DCash , a CDBC caribenha para mais duas nações que fazem parte do bloco econômico.

A autoridade monetária do Caribe lançou nesta terça-feira (7) a moeda digital DCash para Dominica e Montserrat . Agora a moeda digital já circula em sete países que fazem parte do bloco econômico.

O dinheiro eletrônico caribenho chamado DCash – uma versão eletrônica do dólar do Caribe –  foi lançado em março de 2021, depois do Sand Dollar das Bahamas , colocando a região como a primeira do planeta a usar uma moeda digital de Bancos Centrais, ou CBDCs

DCash, que pode ser usado com ou sem uma conta bancária, permite que os usuários realizem transações móveis em tempo real sem quaisquer taxas. Um dos objetivos da expandir a DCash é melhorar a inclusão financeira e facilitar o acesso a recursos em um país que tem sofrido com desastres naturais , deixando muitas vezes a população isolada com pouco acesso ao dinheiro físico .

Sem contar a autonomia que a CDBC caribenha traz . O objetivo final do DCash é “impulsionar o crescimento econômico”, disse o governador do banco, Timothy Antoine, em um comunicado divulgado pela Bloomberg.

“DCash é um instrumento importante no que é realmente a grande conversa sobre a construção de uma economia digital.”

O BC caribenho ainda não forneceu informações sobre a quantidade de DCash em circulação ou o seu volume de transações. Com a moeda chegando a mais dois países caribenhos, a região se torna líder global em finanças digitais . Ao contrário das criptomoedas, que são valorizadas por serem descentralizadas e independentes das autoridades monetárias, os CBDCs são moedas digitais oficiais dos países. 

Junto com Dominica e Montserrat, a DCash agora está sendo usado nas nações do Caribe Oriental de Antígua e Barbuda, Granada, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas. A autoridade monetária informou que deve estender o DCash para Anguila, o membro remanescente do bloco.

Área do Caribe Oriental

O Banco Central do Caribe Oriental, começou seu trabalho em um projeto CBDC chamado DXCD para alcançar partes financeiramente excluídas da população.  O principal objetivo do DXCD é ser um sistema de pagamento de varejo para cidadãos sem cartão de crédito, para pagamentos de comerciantes e e-commerce a baixo custo.

A CARICOM, antiga Comunidade e Mercado Comum do Caribe e atual Comunidade do Caribe é  um bloco de cooperação econômica e política, criado em 4 de Julho de 1973, formado por 15 países e 5 territórios da região caribenha.

O bloco foi formado por ex-colônias de potências europeias que, após a sua independência, viram-se na contingência de aliar-se para suprir limitações decorrentes da sua nova condição e acelerar o seu processo de desenvolvimento econômico.

O artigo Caribe lança DCash para mais dois países do bloco insular foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...