Criminosos usam imagem de Justin Sun para promover falsa moeda de privacidade da Tron

Alguém está se passando pelo CEO da Tron, Justin Sun, para atrair investidores para comprar um ativo de privacidade falso da Tron como parte de uma oferta de venda de token.

O parceiro da Gumi Cryptos Capital, Miko Matsumura, foi abordado recentemente com um golpista que fingia ser Justin Sun. O impostor estava tentando vender um suposto ativo criptográfico focado na privacidade atrelado ao valor das moedas TRX reais.

Após a inspeção inicial do projeto e sua venda de tokens, Matsumura pulou no Skype para uma ligação com alguém que alegava ser Justin Sun. “O impostor foi muito realista, como você pode ver”, disse Matsumura ao Cointelegraph, referindo-se a um vídeo de seu bate-papo.

Vídeo parecia suspeito

O vídeo na web mostrava uma pessoa parecida com Justin Sun conversando com Matsumura. Usando uma conexão defeituosa à Internet como desculpa, o impostor parece ter capturado imagens antigas e de baixa taxa de quadros da Sun e imposto sua própria voz por cima. Também é possível que essa pessoa seja parecida.

“Somente depois que o adversário cometeu um erro e usou o CC: justin@tron.network a rede TRON identificou esse golpe e me alertou”, disse Matsumura. “O aviso deles foi minha primeira indicação de que isso era falso”, explicou. “Eu não pretendia investir de qualquer maneira, mas estava curioso para aprender mais porque parecia estranho”.

O impostor deslizou, levando o verdadeiro Justin Sun para um e-mail com Matsumura. Depois de ver o email, o assistente pessoal da Sun respondeu a Matsumura, confirmando que o projeto e a oferta de tokens eram uma farsa, de acordo com o email encaminhado ao Cointelegraph.

Projeto tem até white paper

Matsumura também forneceu ao Cointelegraph uma cópia do white paper do projeto falso. O token fraudulento é apresentado como uma solução de privacidade.

Chamado TRZ, o ativo afirma ter um preço atrelado à moeda TRX e usar uma tecnologia semelhante a outros ativos de privacidade conhecidos. O TRZ também teria um fornecimento total de tokens de 99 bilhões – apenas 281.283.754 a menos que o fornecimento total de TRX listado no CoinMarketCap. O white paper mostrou uma “data de venda de tokens” de “maio a junho”.

“O TRZ é o primeiro token de privacidade da Tron ​​e realiza a proteção completa da privacidade da rede tron ​​por meio de prova não interativa de conhecimento zero”, diz o white paper da fraude.

“Comparado às tecnologias de proteção de privacidade blockchain existentes, o TRZ pode ajudar a realizar a proteção de privacidade de informações de contas e transações”, acrescentou o white paper, provando um ponto de ironia – um ativo que promove a segurança parecia realmente prejudicar os participantes na realidade, como parte de uma oferta falsa.

Matsumura observou a venda como uma oferta inicial de troca da Binance, ou IEO. Matsumura disse que o golpe era persuasivo:

“No geral, eu pensei que era uma farsa bastante convincente. Eu conheci o verdadeiro Justin Sun pessoalmente, então essa é uma imo de alto padrão.”

Desde a sua criação, há mais de 10 anos, a indústria de criptografia sempre foi alvo de golpes, hacks e jogos sujos. No entanto, os crimes na Internet aumentaram desde que o COVID-19 assumiu o papel principal em março de 2020.

Colaborou Jeffrey Albus.

LEIA MAIS

Você pode gostar...