Empresa de investimento canadense planeja plantar árvores que correspondam às compras do Bitcoin ETF
Empresa de investimento entrou com o pedido de seu Bitcoin ETF junto aos reguladores de valores mobiliários canadenses em fevereiro.
A Accelerate Financial Technologies está planejando combinar cada investimento em seu fundo negociado em bolsa Bitcoin pendente com o plantio de milhares de árvores.
De acordo com um relatório de sexta-feira da Bloomberg, a empresa de serviços de investimento com sede em Calgary se comprometeu a plantar 3.450 árvores para cada US$ 1 milhão CAD – cerca de US$ 792.000 no momento da publicação – investido em seu fundo negociado em bolsa Bitcoin (BTC), ou ETF.
A mudança é parte do objetivo da Accelerate de ter seu Bitcoin ETF negativo em carbono – isto é, removendo mais dióxido de carbono da atmosfera do que a energia necessária para a mineração e transações de Bitcoin criaria. A empresa afirma que cada grande investimento resultaria na compensação de 1.000 toneladas de dióxido de carbono.
O diretor de investimentos do Accelerate, Julian Klymochko, rebateu a ideia de que a iniciativa da empresa era análoga ao greenwashing, ou marketing falso como amigo do ambiente. Ele disse que a empresa prefere plantar árvores em vez de comprar créditos de carbono para rotular o produto como negativo.
A Ninepoint Partners LP está planejando oferecer um ETF Bitcoin verde aparentemente semelhante ao proposto pela Accelerate. Em maio, a empresa disse que compraria créditos de carbono para compensar o impacto ambiental da criptografia em seu fundo.
Muitas empresas no espaço crypto e blockchain – incluindo empresas de mineração – anunciaram soluções usando fontes de energia verdes ou renováveis, devido às preocupações sobre o potencial impacto ambiental da tecnologia. Em maio, analistas do Bank of America disseram que o uso de energia do Bitcoin aumentou 200% desde 2019 e agora é comparável ao de uma pequena nação desenvolvida. Figuras proeminentes no espaço, incluindo o CEO da Tesla, Elon Musk, também expressaram preocupação com o “uso cada vez mais rápido de combustíveis fósseis” da rede.
Relacionado: Bitcoin greenwashing? Legisladores querem definições mais claras de energia verde
A empresa de investimento entrou com o pedido de seu Bitcoin ETF junto aos reguladores de valores mobiliários canadenses em fevereiro. A Accelerate planeja listar o produto na Bolsa de Valores de Toronto sob o código ABTC, oferecendo unidades em dólares americanos e canadenses.
Embora a Securities and Exchange Commission ainda não tenha aprovado qualquer crypto ETF nos Estados Unidos, os reguladores canadenses deram luz verde a muitas empresas que se inscreveram para Bitcoin e Ether ETFs em 2021, incluindo ofertas do gestor de fundos de investimento 3iQ, Purpose Investments, Evolve Funds Group e CI Global Asset Management.
LEIA MAIS
- Royal Bank of Scotland contrata ex-executivo da Circle para ser Gerente de projeto relacionado a fintechs
- Papa ‘Cypherpunk’: Papa Francisco ‘clama’ por privacidade e cria ‘código de ética’ para Inteligência Artificial, IBM e Microsoft aderem
- Hard Fork, cena dois: SegWit2x vai voltar em 28 de dezembro, diz fundador