Canadá: prefeito de Vancouver sugere proibição de caixas eletrônicos de Bitcoin
A cidade de Vancouver, no Canadá, está considerando a proibição de caixas eletrônicos de bitcoin devido a problemas de lavagem de dinheiro
A cidade de Vancouver, Canadá, está considerando banir caixas eletrônicos ( ATMs ) de bitcoin ( BTC ), devido a questões de lavagem de dinheiro, a The Next Web informou em 5 de junho.
O prefeito de Vancouver, Kennedy Stewart, sugeriu a proibição total dos caixas eletrônicos de bitcoin em conexão com o crescente número de casos de lavagem de dinheiro. Um relatório policial citado pela The Next Web alega que os criminosos poderiam comprar um caixa eletrônico de bitcoin para suas próprias necessidades por alguns milhares de dólares e depois depositar seu dinheiro no caixa eletrônico “quantas vezes forem necessárias” para lucrar ou eliminar as taxas de transação.
As autoridades supostamente esperam receber 840 relatórios relacionados à criptomoedas este ano, o que é três vezes o número de relatórios produzidos no ano passado. Enquanto os conselhos municipais de Vancouver e Richmond tentam agir, a província da Colúmbia Britânica vai realizar uma investigação de lavagem de dinheiro para se aprofundar mais.
De acordo com o CoinATMRadar, site de monitoramento da indústria de ATMs, há 694 caixas eletrônicos com criptomoedas no Canadá, com 76 em Vancouver, no momento da escrita.
No mês passado, na Espanha, oito pessoas foram presas por supostamente lavar dinheiro trocando moeda fiduciária por criptoativos. Os indivíduos supostamente usavam caixas eletrônicos com criptomoeda e dividiam os fundos em somas menores para introduzi-las no sistema financeiro sem que as transações fossem consideradas suspeitas.
Conforme relatado em janeiro, a Coinme, operadora de ATMs bitcoin nos Estados Unidos – a primeira operadora de caixa eletrônico bitcoin a receber uma licença nos EUA em 2014 – firmou uma parceria para vender bitcoins em quiosques de propriedade da Coinstar.