Canadá vai investigar tuites de CEOs de exchanges sobre carteiras cripto
A Comissão de Valores Mobiliários de Ontário marcou dois tweets do CEO da Coinbase, Brian Armstrong, e do CEO da Kraken, Jesse Powell, como dignos de investigação. Ambos fizeram comentários relacionados ao uso de carteiras de criptomoedas sem custódia.
A Comissão de Valores Mobiliários de Ontário (OSC) relatou tuites feitos pelos CEOs das exchanges de criptomoedas Coinbase e Kraken para agências de aplicação da lei, de acordo com relatos da mídia. O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, e o CEO da Kraken, Jesse Powell, fizeram publicações relacionados às medidas de vigilância financeira impostas pela recente Lei de Emergência aplicada no país, visando conter a onda de protestos locais.
A decisão da OSC de denunciar esses tweets resultou de sua crença de que os dois CEOs aparentemente ofereceram conselhos sobre como evitar as restrições de financiamento. Armstrong se referiu aos acontecimentos no Canadá e disse que “carteiras de auto-custódia são importantes”, enquanto Powell recomendou a transferência de ativos para carteiras sem custódia.
A Lei de Emergência, invocada pelo governo canadense recentemente para impedir o financiamento dos protestos, incluiu plataformas de criptomoedas. Esta lei regulamentou as plataformas cripto sob a Lei de Financiamento do Terrorismo. A medida foi condenada por algumas pessoas por ser antidemocrática.
Os protestos no Canadá ganharam manchetes em todo o mundo, fazendo com que o primeiro-ministro Justin Trudeau tenha trabalhado horas extras para encerrá-lo. Ele tomou a medida sem precedentes de invocar a Lei de Emergência e congelou contas de pessoas suspeitas de estarem ligadas as manifestações.
Um dos relatos mais surpreendentes que emergem dessa situação é o fato de que o Canadá pode tornar permanentes as medidas de vigilância financeira. A Ministra das Finanças do país, Chrystia, fez declarações sobre essa possibilidade em uma coletiva de imprensa recentemente.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Criptomoedas contra medidas autoritárias
Manifestantes e pessoas afetadas pelas recente medidas adotaram criptomoedas para proteger seu capital. A classe de ativos é vista como um meio de proteção contra medidas autoritárias, o que tem feito órgãos governamentais no Canadá e no resto do mundo se apor a estes ativos.
O CEO da Kraken, Jesse Powell, disse anteriormente que a exchange pode ser forçada a congelar ativos por ordem judicial. Ela não teria escolha a não ser obedecer a lei. Nesses casos, os cidadãos recorrem a plataformas descentralizadas para garantir seus fundos.
As criptomoedas nasceram de uma época em que os governos socorreram os bancos após o próprio erro dos mesmos. Esse princípio ainda permanece forte no mercado cripto, com muitos temendo tanto o exagero do governo quanto a inflação nas moedas fiduciárias.
O artigo Canadá vai investigar tuites de CEOs de exchanges sobre carteiras cripto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.