Vitalik Buterin: Binance DEX deve ser criticada pela centralização, não o ETH
Em uma recente discussão no Twitter, o cofundador do ETH, Vitalik Buterin, desencadeou uma onda de argumentos sobre a respectiva descentralização da Binance DEX e do próprio Ethereum.
A exchange descentralizada da Binance é um alvo melhor para críticas, por ser centralizada, do que o Ethereum, acredita Vitalik Buterin.
Em uma recente discussão no Twitter, o cofundador da Ethereum, Buterin, desencadeou uma onda de argumentos sobre a descentralização na indústria de criptomoedas, particularmente a Binance DEX e o próprio Ethereum.
Criticar o Ethereum por ser centralizado é ruim, diz Vitalik
A discussão começou depois que Buterin retweetou um vídeo promocional da exchange de ativos digitais e derivativos de várias moedas, BTSE, em 21 de dezembro. Embora o vídeo aparentemente não tenha nada a ver com perguntas como a descentralização do Ethereum, o cofundador do Ethereum estimulou a comunidade cripto a argumentar por twittar:
“A parte que eu acho boba é criticar o Ethereum por ser centralizado e habilitar as ICOs, e depois se virar e promover o uso de um token centralizado em cima de uma cadeia de consórcios autorizada que está fazendo uma ICO”.
No tweet, Vitalik aparentemente se dirigiu à Magical Crypto Friends, que fez o vídeo promocional da plataforma BTSE, disse ao Cointelegraph a diretora de marketing global da BTSE, Lina Seiche.
O fato de Buterin sugerir que a Magical Crypto Friends criticou a Ethereum por ser centralizada e permitir ofertas iniciais de moedas (ICOs) “não poderia estar mais longe da verdade”, observou Seiche. Em vez disso, a crítica real está em “afirmar que o Ethereum é descentralizado quando claramente não é”, argumentou Seiche, elaborando o seguinte:
“Suas críticas ao Ethereum estão, em grande parte, enraizadas na publicidade falsa e no engano das pessoas que constroem e investem no Ethereum.”
Seiche também enfatizou que a Liquid Network, uma sidechain federada da blockchain Bitcoin usada pelo BTSE para sua nova venda de tokens, “nunca foi anunciada como descentralizada”.
A Binance DEX afirma ser uma DEX, mas é “quase descentralizado”
Depois que Seiche mencionou a Binance, Buterin chamou a atenção para a Binance DEX, uma exchange descentralizada cujo testnet foi lançado pela Binance em fevereiro de 2019. Segundo Vitalik, a Binance afirma ser uma DEX em seu próprio nome, mas “dificilmente é descentralizada. O cofundador do ETH continuou:
“Parece um alvo muito melhor do que o Ethereum, que apenas possui alguns valores de governança que algumas pessoas do BTC não gostam”.
Criado por Seiche como uma comparação com projetos de criptomoeda que não são verdadeiramente descentralizados, a Binance DEX foi caracterizada como realmente não descentralizada na comunidade cripto. Como tal, a popular personalidade do mundo da criptomoedas, Whale Panda, twittou em fevereiro de 2019:
“A Binance ‘DEX’ é tanto uma DEX quanto a moeda JPM é uma criptomoeda”
Descentralização e criptografia
Enquanto isso, Buterin é conhecido por sua posição positiva em relação à descentralização e intolerância às exchanges centralizadas de criptomoedas. Em 2018, Buterin argumentou que todos deveriam estar desenvolvendo plataformas descentralizadas “melhores”, enquanto as exchanges centralizadas estão preparadas para “queimar no inferno”.
Após a mensagem de Buterin, CZ respondeu a Buterin no Twitter, observando que não há descentralização absoluta, e os projetos com equipes principais ainda têm centralização. CZ disse na época:
“Não me interpretem mal, sou a favor da blockchain/descentralização/liberdade. Mas eu não gostaria de “queimar no inferno””