Alta pela frente: criptomoedas com grandes comunidades são aposta ‘de sucesso’ para 2023, diz analista

“Muitos projetos morreram devido ao bear market enquanto aqueles com as comunidades mais ativas ainda se mantêm fortes”, diz analista prevendo tokens que podem bombar com a recuperação do mercado

Desde o lançamento do Bitcoin (BTC) em 2009, a comunidade está no centro do movimento das criptomoedas. Naquela época, nos primórdios do BTC, a comunidade dos cypherpunks foi quem impulsionou o movimento popular do Bitcoin que acabou se tornando global quando as pessoas perceberam o incrível potencial do ecossistema de criptoativos.

Este ecossistema evoluiu muito desde os primeiros dias, contudo a comunidade permanece no centro do movimento. Segundo Mel Gelderman, CEO da token.com, isso ocorre pois nenhuma tecnologia por si só é suficiente para mudar o mundo. Ele aponta que toda tecnologia precisa de pessoas e comunidades para se tornar popular.

Portanto, segundo ele, é por isso que todos os projetos de token de maior sucesso são aqueles com comunidades ativas. Sem uma comunidade de usuários os projetos desaparecem e acabam sendo substituídos por alternativas mais fortes. 

“O clima do mercado de criptomoedas atualmente oferece mais uma prova da importância da comunidade. Muitos projetos morreram devido ao bear market enquanto aqueles com as comunidades mais ativas ainda se mantêm fortes. Se uma comunidade não consegue resistir a um mercado em baixa prolongado, é improvável que dure vários anos devido à natureza cíclica do mercado cripto”, afirmou.

De acordo com Gelderman, para quem quer investir em projetos promissores de token com potencial de valorização ou até mesmo sobreviver ao inverno cripto, se tornar um membro ativo da comunidade pode facilitar a turbulência no ecossistema.

“A tokenização não é apenas comprar ativos e mantê-los. Cripto e Web3 oferecem uma abundância de oportunidades para ter um impacto real em projetos que esperam moldar o mundo. Novos adotantes devem sair e encontrar as comunidades com as quais se identificam. Porque tornar-se ativo no ecossistema é uma das maneiras mais seguras de durar a longo prazo – e com o tempo, os benefícios da tokenização devem ser enormes”, destaca.

Aposta ‘de sucesso’ para 2023

Desta forma, destacando a importância da comunidade, o analista afirma que hoje os projetos mais valiosos costumam ser aplicações voltadas a serviços financeiros como o Aave, mas isso pode mudar no futuro.

“Como acredito na força da comunidade, tenho convicção que os tokens ‘sociais’ serão extremamente revolucionários no ecossistema de criptomoedas, potencialmente convidando milhões de novos usuários a entrar no ecossistema”, afirmou.

O analista descreve que tokens sociais atuam como uma especie de ‘passe VIP’ para comunidades e assim eles geralmente concedem privilégios especiais, como acesso a experiências ou conteúdos exclusivos ou direitos de voto, onde os fãs podem influenciar o futuro de seu projeto favorito.

“Os tokens sociais quebram a barreira entre o criador e seu público como nunca antes, e já decolaram em grande estilo. AC Milan, Manchester City, PSG e outros clubes de futebol líderes já lançaram seus próprios tokens para fãs obstinados, sugerindo como a tokenização pode impactar esportes e outras indústrias no futuro. Acreditamos tanto nesse novo modelo que selecionamos uma coleção de favoritos do futebol que adotaram a criptografia; apresenta AC Milan e uma série de outros gigantes”, afirmou.

Segundo ele, embora o ecossistema de tokens tenha amadurecido rapidamente na última década, ainda não entramos no estágio em que as pessoas podem investir livremente de acordo com seus interesses. Em vez disso, os produtos financeiros tendem a dominar. Mas, como provou o boom dos NFT do ano passado, a tokenização pode impactar a cultura de maneiras profundas.

“Na verdade, essa tendência mal começou. Imagine quando você pode investir em sua cafeteria favorita e receber café grátis em troca ou coletar um token para seus artistas favoritos com a chance de ganhar ingressos secretos para shows. Esses são apenas alguns exemplos de como a tokenização pode moldar o futuro e integrar pessoas comuns. Embora ainda seja cedo no ciclo de vida do token, esse futuro está chegando mais cedo do que todos pensam”, finaliza.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...