Warren Buffett evitou a tecnologia por muitos anos mas mudou de opnião agora – isso ajudaria o Bitcoin?

Warren Buffett e Berkshire Hathaway investiram na empresa de tecnologia pré-IPO Snowflake. A longo prazo, a tendência de mudança para o digital pode impulsionar o Bitcoin?

Antes de sua oferta pública inicial (IPO), Warren Buffett e Berkshire Hathaway investiram na empresa de nuvem de tecnologia Snowflake. Buffett evitou amplamente as empresas de tecnologia por muitos anos, investindo pesadamente em bancos.

Essa tendência está começando a mudar e pode beneficiar o Bitcoin ( BTC ) no longo prazo.

Por que Buffett evitou principalmente a tecnologia e a tendência está mudando?

Buffett se afastou da tecnologia devido à sua filosofia central de investimento em valor. Buffett gosta de avaliar os negócios com base no fluxo de caixa, vantagem competitiva e estabilidade geral. Ele disse anteriormente :

“A chave para investir não é avaliar o quanto um setor vai afetar a sociedade, ou quanto vai crescer, mas sim determinar a vantagem competitiva de uma determinada empresa e, principalmente, a durabilidade dessa vantagem. Os produtos ou serviços que têm fossos amplos e sustentáveis ​​ao seu redor são os que oferecem recompensas aos investidores ”.

Muitas empresas de tecnologia de rápido crescimento carecem de fluxo de caixa estável e uma taxa previsível de crescimento a longo prazo. O panorama do mercado de tecnologia não complementa amplamente a estratégia e o portfólio de investimentos da Berkshire.

Mas, nos últimos anos, Buffett começou a investir no mercado de tecnologia. A Berkshire detém US $ 117 bilhões em ações da Apple e US $ 1,7 bilhão em ações da Amazon. Ambas as empresas são amplamente lucrativas e dominantes em seus respectivos mercados. 

Principais participações no portfólio da Berkshire Hathaway

Principais participações no portfólio da Berkshire Hathaway. Fonte: CNBC

Mais recentemente, Buffett fez um movimento sem precedentes. A Berkshire investiu em uma empresa de nuvem de tecnologia chamada Snowflake antes de seu IPO. Buffett historicamente ficou fora dos mercados de tecnologia e IPO, e o negócio Snowflake sugere uma tendência de mudança.

O acordo Snowflake da Berkshire não traz uma comparação direta com Bitcoin ou criptomoedas. Mas mostra que Buffett começou a considerar a digitalização de muitas das principais indústrias.

Em junho, o diretor de investimentos da J Stern & Co, Christopher Rossbach, disse que a Berkshire precisa se adaptar ao presente. Ele disse que a Berkshire teria que se concentrar em empresas que gerariam valor substancial nos próximos 25 anos. Ele disse:

“Para que a Berkshire tenha a perspectiva de gerar o valor que gerou no passado, ela precisa se adaptar comprando essas empresas que vão gerar valor significativo nos próximos 25 anos.”

Negócios recentes da Berkshire, como seu investimento na Barrick Gold e Snowflake, mostram que a empresa está se posicionando para o crescimento de longo prazo.

Bitcoin pode ser o pioneiro da digitalização financeira

Com o tempo, a digitalização generalizada de setores-chave beneficiaria a tendência de longo prazo do Bitcoin, porque muitos investidores o consideram como ouro digital. Cameron Winklevoss, o investidor bilionário e cofundador da Gemini, disse :

“A quantidade total de ouro acima do solo na terra cabe em uma piscina olímpica. Os ativos físicos são mais fáceis de controlar, apreender e censurar. O Bitcoin vive em qualquer lugar e em lugar nenhum, sua natureza digital é um de seus maiores pontos fortes. ”

O desempenho de longo prazo do Bitcoin

O desempenho de longo prazo do Bitcoin. Fonte: TradingView.com

O Bitcoin teve um crescimento exponencial desde 2016, chegando a US $ 20.000 em 2017.

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...