Hodlers do BTC superaram os fundos criptográficos em 69% no primeiro semestre: 21e6 Capital
De acordo com a 21e6 Capital AG, os fundos cripto geralmente superaram os ganhos de preço do BTC em bull runs anteriores, mas acabaram sofrendo este ano por ter muito dinheiro em mãos e jogar pelo segurança.
A abordagem clássica de comprar e manter, ou hodl, para o Bitcoin (BTC) superou a maioria dos fundos criptográficos em 68,8% no primeiro semestre de 2023.
De acordo com dados da consultoria de investimentos 21e6 Capital AG, com sede na Suíça, em média, os fundos cripto geraram retornos de 15,2% no primeiro semestre de 2023, mas o BTC obteve ganhos de cerca de 84%.
Crypto funds on average generated 15.2% return in the first half of 2023 lol pic.twitter.com/vb8pwYfiX9
— Alex Krüger (@krugermacro) August 5, 2023
No relatório, o chefe de marketing da 21e6 Capital AG, Maximilian Bruckner, destacou que os fundos cripto têm sido “frequentemente capazes de superar significativamente o Bitcoin em bull runs anteriores”.
Bruckner atribuiu grande parte do desempenho abaixo do esperado dos fundos criptográficos em 2023 às condições desafiadoras do mercado e à quantidade significativa de dinheiro que eles tinham em mãos no final de 2022.
Após a implosão da FTX e de outros projetos cripto em 2022, o relatório sugeriu que muitos fundos optaram por tirar o risco da mesa e desenvolver buffers de caixa, perdendo assim uma significativa alta de preço do BTC no primeiro semestre de 2023.
“Fundos com grandes posições de caixa terão desempenho inferior ao Bitcoin em um mercado em alta, a menos que os ativos dos fundos tenham um desempenho significativamente melhor do que o Bitcoin.”
“Devido ao sentimento geral deixado para trás no final de 2022, muitos fundos tinham posições de caixa maiores do que o normal. Além disso, a maioria das principais altcoins também teve desempenho inferior ao Bitcoin – um ambiente difícil para fundos”, acrescenta o relatório.
No momento da redação deste artigo, o preço do BTC é de aproximadamente US$ 29.000 e continua lutando para se manter acima do nível de US$ 30.000, que foi superado apenas brevemente em algumas ocasiões em 2023.
Apesar disso, os preços atuais marcam um ganho de preço de 75% para o ativo desde 1º de janeiro, conforme dados da CoinGecko.
“Todas as estratégias de fundos criptográficos alcançaram resultados positivos este ano. Mas em relação ao Bitcoin, eles tiveram um desempenho inferior, especialmente aqueles com exposição significativa a altcoins, futuros ou fortemente dependentes de sinais de impulso.”
“No futuro, estamos de olho em quais exchanges se estabelecerão como principais provedoras de futuros. Além disso, o nível das taxas de financiamento nos mercados futuros de cripto e a capacidade dos fundos quantitativos de capturar tendências serão áreas de foco quando observarmos os mercados”, acrescenta o documento.
Por fim, o relatório destacou que o sentimento do investidor melhorou ligeiramente em relação ao primeiro semestre de 2023, sugerindo que alguns fundos podem em breve começar a acumular mais dinheiro no setor cripto.
No entanto, observou que os dados atuais relativos a entradas e saídas indicam que ainda não ocorreu uma “recuperação total do sentimento”.