Grayscale pede reunião com a SEC dos EUA para discutir conversão do GBTC em um ETF de Bitcoin à vista

“Acreditamos que os quase um milhão de investidores do Trust merecem ser contemplados com esse justo desdobramento o mais rápido possível”, escreveram os advogados do Grayscale para o órgão regulador.

A Grayscale encaminhou um documento à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em que afirma que não há mais base legal para bloquear a conversão do fundo de Bitcoin (BTC) da gestora de criptoativos em um fundo negociado em bolsa (ETF) de BTC à vista.

Em 5 de setembro, os advogados da Grayscale enviaram uma carta à SEC solicitando que as entidades marcassem uma reunião para discutir os próximos passos do processo após a derrota do órgão regulador em um tribunal de apelações, que afirmou não haver base legal para negar a conversão do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF.

“Agora que o Tribunal de Apelações se pronunciou, não há nenhuma justificativa para distinguir um ETP de futuros de Bitcoin de um ETP de Bitcoin à vista de acordo com a justificativa adotada anteriormente pela Comissão ao rejeitar ETPs de Bitcoin à vista.”

A Grayscale acrescentou que acredita que a SEC deve concluir que “não há motivos” para tratar o GBTC de forma diferente dos ETFs de futuros de Bitcoin cujos registros “a Comissão aprovou anteriormente.”

Em 29 de agosto, um Tribunal de Apelações dos Estados Unidos decidiu contra a negação da SEC ao pedido da Grayscale para converter o GBTC em um ETF de Bitcoin à vista.

Captura de tela da carta enviada à SEC pelo escritório de advocacia Davis Polk, que representa a Grayscale. Fonte: Grayscale

A Grayscale disse que, se houvesse qualquer outro motivo para rejeitar a conversão além da determinação da Lei de Exchanges de que as regras fossem “observadas para evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”, este já teria sido revelado.

“Estamos confiantes de que outros motivos já teriam aparecido em uma das quinze ordens da Comissão que rejeitaram os registros de [ETFs de Bitcoin à vista, mesmo depois que os ETPs de futuros de Bitcoin começaram a ser negociados”, escreveu Grayscale.

A Grayscale acrescentou que seu pedido de conversão está pendente há quase três vezes mais tempo do que o estipulado pelas regras da SEC.

Joseph A. Hall – que também escreveu uma carta encaminhada à SEC pela Grayscale em julho pedindo que a agência aprovasse todos os pedidos de ETFs pendentes ao mesmo tempo – concluiu o novo documento dizendo:

“Acreditamos que os quase um milhão de investidores do Trust merecem ser contemplados com esse justo desdobramento o mais rápido possível.”

Desde que a decisão judicial favorável à Grayscale foi divulgada em 29 de agosto, o desconto do GBTC – a porcentagem que mostra a diferença com que o preço das ações do fundo está sendo negociado abaixo de seu valor patrimonial líquido – caiu para -19,9%.

O desconto do GBTC chegou a se aproximar de -50% durante o fundo do atual ciclo de baixa logo após o colapso da exchange FTX em dezembro de 2022.

Colecione este artigo como um NFT para preservar este momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

LEIA MAIS

Você pode gostar...