Brasileira TradeMap lança curso gratuito para investidores desvendarem o que é Fibonacci e como usar no Day Trade e Swing Trade
Buscando desvendar o que é Fibonacci a brasileira TradeMap, anunciou o lançamento de uma imersão gratuita chamada “Fibonacci – Definindo o preço do gráfico”, com o professor Marcelo Coutinho.
O investidor do mercado de Bitcoin (BTC) e criptomoedas certamente já deve ter ouvido falar em Fibonacci, uma técnica de análise gráfica que, assim como outras, tenta prever o movimento futuro no preço dos ativos.
Buscando desvendar o termo e ensinar os investidores como analisar gráficos com a técnica, a brasileira TradeMap, um dos maiores hubs do mercado financeiro, anunciou o lançamento de uma imersão gratuita chamada “Fibonacci – Definindo o preço do gráfico”, com o professor Marcelo Coutinho.
Segundo informou a empresa, o curso tem duração de seis meses e ensinará o investidor a identificar oportunidades de compra e vendas de ativos e identificar zonas críticas no gráfico de cotações.
Além disso, o curso também irá abordar como utilizar e operar a técnica de Fibonacci na prática, no Day Trade e Swing Trade, pelo TradeMap. A técnica é utilizada para prever tendências a partir de pontos de expansão ou retração.
A parceria com o professor Coutinho é muito bem-vista pelo TradeMap, que dará um mês do combo de Análise Técnica da plataforma e certificado para quem participar.
“É a união de um especialista renomado com o maior hub financeiro para democratizar o acesso ao mercado e empoderar nossos usuários para tomarem as melhores decisões, munidos de conhecimento e ferramentas”, ressalta Gustavo Reis, sócio e diretor responsável pelo TradeMap.
Coutinho tem mais de 20 anos de experiência nos mercados de investimentos e tecnologia. Desde 2007, o professor possui um projeto de coaching para investimentos, o YouTrade, para ajudar as pessoas a dominar as ferramentas técnicas do mercado financeiro e aprender a reagir às diferentes situações do dia a dia do investidor.
Para participar do curso, os interessados devem acessar o link.
Fibonacci
Leonardo Bonacci, apelidado de Fibonacci, era um matemático italiano nascido em uma família humilde de comerciantes em 1170. Além de ser um matemático brilhante, Leonardo era um viajante ávido.
Por meio de suas viagens, ele descobriu um sistema numérico hindu-arábico e rapidamente descobriu suas vantagens em relação ao sistema europeu da época. Isso o levou a se tornar uma das pessoas mais influentes a liderar a adoção do sistema numérico árabe hindu pelo mundo ocidental.
Leonardo publicou um livro chamado “Liber Abaci”, conhecido como “O Livro do Cálculo”, que publicou no ano 1202. O livro incluía exemplos detalhados de como usar de forma prática esses cálculos altamente inovadores em usos diários como contabilidade, peso e conversões de medidas, cálculos de interesse humano, entre muitas outras coisas.
O sistema de Leonardo superou completamente o sistema numérico romano usado anteriormente e melhorou as capacidades de cálculo de negócios, o que levou a um crescimento exponencial da contabilidade e do sistema bancário no coração da Europa.
Uma proposta interessante em seu livro foi baseada na observação de um problema particular envolvendo o crescimento de coelhos em condições ideais. A solução para esse problema foi mais tarde encontrada em uma seqüência matemática de números que hoje conhecemos como números de Fibonacci.
A proporção dos números, que conhecemos como Proporção Áurea, foi descoberta por Fídias (arquiteto grego) entre os anos de 500 aC e 432 aC e pode ser encontrada na natureza, bem como em criações humanas, como arquitetura e sistemas de comércio, que usamos até hoje.
Essa sequência numérica produz uma proporção de 61,8%, que os matemáticos comumente chamam de “Média Áurea”, um termo grego definido como um terreno comum entre dois extremos. No entanto, nós nos referimos a ele como a “ Razão Áurea ”, que pode ser encontrada em muitos aspectos da natureza.
Essa proporção áurea é freqüentemente encontrada também nas respostas humanas. Quando solicitados a escolher entre duas opções de valor neutro, estudo após estudo mostrou que a proporção é normalmente dividida entre 62% e 38%, não 50–50. Os 62% são rotulados como “Golden Ratio”, que também é encontrado em nossos mercados financeiros.
A maioria dos mercados financeiros revelará esse Golden Ratio em períodos de tempo e preços nos quais um retrocesso de 61,8% é normalmente encontrado após um avanço de 100%.
Os níveis de retração de Fibonacci referem-se a essas áreas simples de suporte e resistência que são tipicamente encontradas no comportamento humano, ao longo de uma década de estudos financeiros.
Assim, os níveis de Fibonacci usados nas negociações institucionais são 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8% e 100%. No entanto, os níveis de Fibonacci mais comumente usados na negociação de criptomoedas são 38,2%, 50%, 61,8% e 100%.
O nível de 50% não é um nível de Fibonacci per se, mas decorre da afirmação da Teoria Dow de que as médias geralmente remontam a metade de seu movimento anterior. No entanto, esses são os níveis nos quais você encontrará mais suporte e resistência.
LEIA MAIS