BNB Chain pode ser nova casa de desenvolvedores da Solana
Solana foi a blockchain que mais perdeu desenvolvedores nos últimos 30 dias, e a BNB Chain possui um ambiente fértil para recebê-los
A Solana (SOL) teve seu preço diretamente afetado pelo colapso da FTX e o fundo de hedge ligado à exchange, o Alameda Research. Entre os dias 6 e 28 de novembro, o preço da SOL exibe queda superior a 60%. O impacto negativo no preço, porém, pode não ser o único ponto negativo para a Solana causado pela onda de colapsos.
Especialistas ouvidos pelo Cointelegraph Brasil falam sobre a fuga de cérebros da Solana, e a absorção por outras blockchains, notadamente a BNB Chain.
Fuga de cérebros
A Solana foi a rede que mais perdeu desenvolvedores nos últimos 30 dias, com um decréscimo de 38,2%, apontam dados do GokuStats. Não é possível dizer se esses desenvolvedores estão apenas esperando o mercado se acalmar, ou se irão para outros protocolos definitivamente.
Outra rede que exibiu déficit de desenvolvedores no último mês foi a BNB Chain. A queda de desenvolvedores ativos foi de 36,5%, bem próxima da Solana. Mas há a possibilidade do êxodo de cérebros da Solana serem novos membros da comunidade de desenvolvimento da BNB Chain, avalia Gwendolyn Regina, Diretora de Investimentos da BNB Chain.
A BNB Chain se divide em: BNB Beacon Chain, onde é emitida a Binance Coin; e a BNB Smart Chain, a camada onde são desenvolvidas as aplicações descentralizadas. Gwendolyn explica que a BNB Smart Chain é compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM), solução utilizada para desenvolver contratos inteligentes no Ethereum. No mercado cripto, este é um grande diferencial para criar aplicações sobre diferentes blockchains.
“Isso facilita a migração de aplicações descentralizadas de outras blockchain, como Ethereum, Polygon, Solana e Avalanche, para a BSC. Além disso, há suporte para linguagem de programação populares, como Solidity, GO, Java e Swift”, afirma Gwendolyn. Desta forma, de um ponto de vista prático, não seria difícil para um desenvolvedor da Solana se juntar à comunidade de desenvolvedores da BSC.
Migração já ocorre
A Diretora de Investimentos da BNB Chain também menciona exemplos de projetos criados na Solana que migraram para a BNB Chain. “Muitos projetos, como Zebec, Gameta e Magic Square, moveram para a BNB Chain, para melhorar a experiência de suas aplicações.”
Gwendolyn elabora sobre o exemplo do Zebec, um protocolo de compensação contínuo. Após seu desenvolvimento na Solana, o plano da Zebec sempre foi se tornar um protocolo disponível em diferentes redes, diz ela, a fim de permitir que seus usuários tenham acesso a mais produtos, independente da blockchain.
“A equipe optou por migrar para a BNB Chain em razão de sua comunidade maior e mais ativa, compatibilidade com EVM, taxas mais baixas, transações mais rápidas e fácil integração com bridges”, completa Gwendolyn.
A importância dos desenvolvedores
Uma redução na base de desenvolvedores é, possivelmente, pior do que uma queda no preço. Uma comunidade de desenvolvedores acelera o crescimento, criação de aplicações e usabilidade de uma blockchain, aproximando-a do público em geral, avalia Solange Gueiros, desenvolvedora em blockchain.
“Quando os desenvolvedores podem trocar experiências, apresentar problemas, pedir ajuda e compartilhar soluções, o crescimento da tecnologia é exponencial”, afirma Solange. Mais ativa em projetos relacionados ao Ethereum, ela usa o protocolo como exemplo para dar mais detalhes sobre o peso de uma comunidade ativa no desenvolvimento de projetos.
“Ethereum está muito à frente das outras, especialmente depois da DevCon, a conferência voltada ao ecossistema realizada em Bogotá no mês de outubro. Houve uma grande movimentação dos países latino-americanos para criar suas comunidades locais e sua representação na DevCon, incluindo a organização da EthLatam, com a representação de todos os países com comunidades Ethereum.”
Atualmente, o Ethereum é o protocolo com mais desenvolvedores ativos, com 2.351 deles desenvolvendo projetos. Na visão de Solange, isso fortalece o crescimento do protocolo. Além disso, o fato de outras blockchains serem compatíveis com EVM faz com que desenvolvedores de outras redes possam facilmente trabalhar em aplicações em Ethereum, tornando sua base de crescimento ainda mais forte.
Por que a BNB Chain?
Em outubro, a blockchain Aptos foi oficialmente lançada. Sua proposta é ser uma ‘Solana Killer’, ao oferecer as mesmas soluções que a Solana oferece, mas de forma supostamente mais efetiva. A Sui é outra rede com a mesma proposta, que caminha para lançar sua mainnet. Se ambas possuem a proposta de ‘matar’ a Solana, por que os desenvolvedores deveriam migrar para outras redes que não sejam estas?
Gwendolyn Regina, da BNB Chain, diz que a BNB Smart Chain se mostra uma opção melhor do ponto de vista da escalabilidade e da performance. “[A BNB Chain] Já foi testada, operada e implementada por mais de 1.400 aplicações descentralizadas”, completa.
Já a Aptos ainda precisa se estabelecer no mercado, ressalta Gwendolyn. “É difícil, então, contar histórias de sucesso e chegar a uma conclusão nesse caso. Embora a arquitetura de Aptos e Sui seja interessante, só veremos como elas são de verdade quando a adoção crescer”, conclui.
Leia mais: