Usuários de blockchain games aumentam à medida que jogadores ‘empilham criptomoedas’, diz DappRadar
Apesar do FUD, o número de usuários ativos de blockchain games aumentou em setembro, e God’s Unchained atingiu o top 10 em termos de volume total de vendas de NFTs.
A atividade dos usuários de aplicativos descentralizados (DApps) de blockchain games aumentou em setembro, com uma série de jogos registrando aumentos significativos no número de endereços ativos.
De acordo com dados do DappRadar, sete dos 10 principais jogos registraram aumento nos últimos 30 dias em termos do número de “endereços de carteiras exclusivos interagindo com os contratos inteligentes dos dapps”. Todos os cinco principais jogos mantiveram-se no verde durante o mesmo período.
No momento da redação deste artigo, os DApps que registram crescimento no período incluem a plataforma de jogos Web3 Gameta e os jogos baseados em blockchain Alien Worlds, Solitaire Blitz, Benji Bananas, Splinterlands, Farmers World e Arc8.
Em um relatório publicado em 27 de setembro, o DappRadar observou que oito dos 10 principais jogos de blockchain atuais são dedicados prioritariamente a dispositivos móveis, o que poderia eventualmente “trazer milhões de usuários para a indústria blockchain”, observando:
“Dapps de jogos como Gameta, Benji Bananas, Upland e Trickshot Blitz permitem que qualquer pessoa com um dispositivo móvel ganhe criptomoedas com pouco conhecimento prévio, investimento ou risco.”
“Usar atividades diárias como jogos para celular hipercasuais como um gancho garante que os usuários se divirtam enquanto se divertem, ao passo que tokennomics sólidos podem incentivar o uso e a retenção de usuáiros ativos diários”, acrescentou.
O DappRadar disse que uma das possíveis razões para o aumento da popularidade dos jogos blockchain, apesar do atual mercado de baixa, é a ideia de “sangrar com os ursos e correr com os touros”:
“A ideia de que empilhar criptomoedas e investimentos em um mercado de baixa compensará os jogadores quando houver uma reversão de tendência está quase comprovada neste momento.”
O maior crescimento no número de usuários veio do Benji Bananas (Polygon), da Animoca Brands, que teve um aumento de 2.016,54% nos últimos 30 dias. Notavelmente, este jogo era um aplicativo móvel para Web2 até março deste ano. A Animoca então introduziu elementos play-to-earn (P2E) ao jogo através da Ape Coin (APE), token vinculado à coleção de NFTs Bored Ape Yacht Club (BAYC).
Embora não esteja especificamente clara a razão para tamanho crescimento do número de usuários do Benji Bananas, houve um evento dedicado a jogos P2E este mês que ofereceu uma série de NFTs valiosas aos vencedores do jogo.
Dos 10 jogos com maior números de usuários ativos, apenas Axie Infinity, Trickshot Blitz e Upland viram o a quantidade de jogadores decrescer nos últimos 30 dias.
O aumento do número de jogadores de blockchain games este mês ocorre quando publicações como a Bloomberg observaram em um artigo de 28 de setembro que o mercado de NFTs altamente correlacionado com o de jogos testemunha uma “quase morte do frenesi”. A Bloomberg aponta como evidencia a queda de 97% do volume geral de negociação de NFT desde janeiro.
Como o cofundador da Animoca Brands, Yat Siu, apontou via Twitter em 30 de setembro, olhar apenas para a métrica do volume de vendas de NFTs não necessariamente dá um panorama geral sobre NFTs ou jogos.
Siu destacou que os preços dos NFTs caíram em função da correlação direta com o preço de seus ativos emparelhados, como o Ether (ETH), enquanto muitos jogos – que não costumam ser manchetes – exigem NFTs relativamente baratos. Em vez disso, ele enfatizou que a atividade dos usuários e o número de pessoas que entram para o espaço Web3 devem estar no foco da indústria nesse momento.
6/ Judging an entire market simply by one metric is imperfect you need to take a multifaceted lens eg. @TheSandboxGame has seen record growth in users in its last season despite the market and blockchain wallets continues to rise https://t.co/brvDgCAhqh
— Yat Siu (@ysiu) September 29, 2022
6/ Julgar um mercado inteiro simplesmente em função de uma única métrica é imperfeito, você precisa usar uma lente multifacetada, por exemplo. @TheSandboxGame teve um crescimento recorde de usuários em sua última temporada, enquanto o mercado e as carteiras blockchain continuarem a aumentar
— Yat Siu (@ysiu)
Gods Unchained chega ao top 10 maiores de vendas de NFTs
Enquanto isso, Gods Unchained, jogo de batalha de cartas baseado em NFTs, viu seu volume de vendas de NFTs entrar no top 10 do ranking nos últimos 30 dias, de acordo com dados da Cryptoslam.
Gods Unchained teve um aumento de 373,25% nos últimos 30 dias, movimentando US$ 10,8 milhões. É a primeira vez que as vendas de NFTs do jogo atingem US$ 10 milhões desde janeiro, após um período bastante fraco entre fevereiro e agosto.
Related: Yat Siu: Asia GameFi opportunity huge as gamers don’t hate NFTs
As razões por trás do crescimento podem ter sido causadas por conta de uma atualização da “Temporada 2” para melhorar o jogo, e o fato de a GameStop ter oferecido pacotes de NFTs gratuitos para membros Pro da plataforma neste mês. Enquanto isso, um torneio de e-sports com um prêmio total de US$ 70.000 também foi anunciado no início desta semana.
Gods Unchained também viu um aumento significativo no número de usuários ativos diários nos últimos 30 dias – uma alta de 28,50%, de acordo com o DappRadar. No entanto, o jogo ainda tem um longo caminho para alcançar o top 10 nesta categoria, já que atualmente ocupa a vigésima oitava posição.
LEIA MAIS