Adoção da tecnologia blockchain cresce no mundo dos esportes – Casos de uso em 2020

O uso da tecnologia blockchain para melhorar uma variedade de ofertas tornou-se uma realidade no mundo dos esportes em 2020.

A nova década começou com a tecnologia blockchain finalmente sendo utilizada em cenários reais no mundo dos esportes. Muitos defensores da blockchain estão entusiasmados com a grande variedade de possíveis casos de uso, mas exemplos na vida real são muitas vezes difíceis de encontrar.

O potencial da tecnologia para sustentar uma variedade de sistemas no setor de esportes tem sido discutido há muito tempo, mas apenas dois meses depois do ano novo, já houve vários casos de uso proeminentes em que a tecnologia blockchain está sendo usada para melhorar as ofertas aos torcedores.

Do continente louco por futebol da Europa ao mundo da NFL e da Major League Baseball, aplicativos baseados em blockchain estão sendo usados para melhorar a emissão de bilhetes, merchandising e interações entre o público e equipes esportivas.

Bilhetes para Eurocopa na blockchain

A cada quatro anos, os melhores times internacionais de futebol da Europa disputam a Eurocopa, mais conhecida como Euro pelos fãs de futebol. A 16ª edição do torneio será realizada por 12 cidades em todo o continente entre junho e julho. As 24 melhores equipes que progridem nas eliminatórias vão lutar para ser coroadas os reis do futebol europeu.

A emissão de bilhetes é um dos aspectos mais desafiadores para os organizadores do torneio, com mais de 28 milhões de solicitações de ingressos para o evento de 2020 em 200 países.

Pela primeira vez, a UEFA recorreu a um aplicativo móvel baseado em blockchain para fornecer uma solução moderna de ingressos para os torcedores. A UEFA pretende fornecer e entregar 1 milhão de ingressos através do aplicativo Euro 2020.

Existem alguns benefícios para o sistema de emissão de bilhetes baseado no aplicativo. Em primeiro lugar, descartará a possibilidade de replicar tickets. Os torcedores também não precisam visitar os escritórios de venda de ingressos, eles precisam simplesmente ativar o Wi-Fi em seus smartphones quando chegarem ao estádio, o que ativará os códigos QR dos ingressos e permitirá a entrada. A mudança também elimina o desperdício de papel.

O principal benefício de um sistema de emissão de bilhetes baseado em aplicativo é a facilidade de distribuição entre o grande número de países. Por fim, a decisão da UEFA de usar a tecnologia blockchain para impulsionar sua operação de emissão de bilhetes é um grande benefício para a indústria. Dado que o futebol é o esporte mais popular do mundo, a adoção da tecnologia pode definir uma tendência para outros prestadores de serviços seguirem.

Votar nos assuntos do clube com a plataforma Socios

A plataforma de engajamento de torcedores que utiliza blockchain, Socios, parece estar dando o tom para a adoção no mundo esportivo. Conforme relatado anteriormente, a plataforma Socios permite que organizações e equipes esportivas lancem seus próprios tokens, que podem ser usados para uma variedade de atividades na plataforma. Os usuários podem participar na votação de decisões do clube, bem como usar tokens para acessar conteúdo e recordações.

A plataforma colaborou com vários dos maiores clubes de futebol do mundo nos últimos anos – como Barcelona, Juventus, Paris-Saint Germain, Galatasaray, Atlético de Madri e A.S. Roma entre outros.

A plataforma Socios fechou parceria com o Barcelona em fevereiro de 2020, apenas uma semana antes de anunciar sua entrada no mercado esportivo americano. A Chiliz, fintech que criou o Socios, também se associou à agência de marketing Lagardere Sports and Entertainment.

A agência tem uma posição importante nos Estados Unidos, e a Chiliz espera integrar várias novas equipes e organizações na plataforma Socios por meio da Lagardere. As equipes envolvidas na NFL e na Major League Baseball são alvos óbvios.

Fantasy game alimentado por cromos digitais

Vários times de futebol também foram licenciados no espaço de colecionáveis digitais em parceria com a plataforma blockchain Sorare, que foi anunciada em fevereiro de 2020. A plataforma oferece aos fãs cromos de jogadores baseados em blockchain que são usados para jogar um fantasy game de cinco cartas. As cartas dos jogadores ganham pontos em relação ao desempenho real do jogador.

Existem os cartões mais raros, tendo a escassez digital garantida por meio da tecnologia blockchain. Os cartões também podem ser transferidos para a blockchain Ethereum. Segundo o site da plataforma, mais de 38 clubes foram licenciados oficialmente.

O Sacramento Kings lidera o caminho em ofertas baseadas em blockchain

Algumas equipes da NBA receberam bem o setor de criptomoedas ao aceitar pagamentos em Bitcoin (BTC) nos últimos anos.

O Sacramento Kings e o Dallas Mavericks permitiram que os fãs comprassem ingressos e mercadorias usando Bitcoin. Os Kings o fazem desde 2014, enquanto os Mavericks começaram a aceitar a criptomoeda em 2019.

Os Sacramento Kings são provavelmente os adotantes de blockchain mais inovadores do mundo esportivo. A organização afirma ser uma das marcas esportivas tecnologicamente mais avançadas do mundo. O telhado do estádio Golden 1 Center é coberto por painéis solares, possui Wi-Fi ridiculamente rápido para os torcedores e possui uma operação de mineração de criptomoeda em execução em seu data center – cujos lucros são doados para instituições de caridade locais.

Se isso não for impressionante o suficiente, o Kings também oferece memorabilia exclusiva para os fãs e outros itens em algumas plataformas baseadas em blockchain. Em 2019, eles lançaram cripto-colecionáveis ​​alimentados pela plataforma baseada em Ethereum, CryptoKaiju.

Depois disso, o Kings lançou uma nova oferta em janeiro de 2020, em colaboração com a Consensys, que permite que os fãs façam lances por equipamentos esportivos usados ​​por jogadores do Kings durante os jogos.

Há um mercado enorme de itens autênticos, mas a autenticidade dos itens em leilão sempre foi uma armadilha. O aplicativo fornece uma solução para esse problema, abrindo um mercado de leilão que fornece itens autênticos e desgastados pelo jogo real.

Lancashire Cricket Club procura blockchain para emissão de bilhetes

Seguindo os passos da UEFA, o clube inglês de críquete Lancashire anunciou que começaria a vender ingressos através da plataforma TIXnGO, baseada em blockchain no início de 2020.

O clube venderá ingressos para partidas locais e internacionais no campo de críquete de Old Trafford após testar a plataforma em 2019. À medida que mais torcedores começaram a comprar ingressos online, o clube está usando a plataforma baseada em blockchain para combater a fraude de ingressos e melhorar a distribuição de ingressos.

A tecnologia também facilita muito a revenda ou transferência de ingressos para outros torcedores. Pensa-se que a jogada do Lancashire seja a primeira no mundo do críquete e pode ser contada como outra organização esportiva que começa a aproveitar as vantagens da tecnologia movida a blockchain.

Casos de uso reais falam por si só

É encorajador ver várias organizações usando ativamente a tecnologia blockchain para melhorar suas ofertas aos fãs de esportes. Seja tendo acesso a conteúdo e memorabilia exclusivos ou sabendo que os ingressos comprados são validados automaticamente, os entusiastas do esporte estão sendo lentamente apresentados às soluções baseadas em blockchain, mesmo que não estejam cientes disso.

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